Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Siewerdt, Maurício José-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Marilda Merência-
dc.contributor.referee2Borges, Pedro Augusto-
dc.creatorMucelini, Pablo-
dc.date2022-08-29-
dc.date.accessioned2022-10-21T16:28:07Z-
dc.date.available2022-08-29-
dc.date.available2022-10-21T16:28:07Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5986-
dc.description.abstractThis work consists of an initial research, of an exploratory nature, on the mathematics teachers formation in China, especially teachers of basic education. Through a bibliographic and documentary survey, we make an initial investigation into the links between the mathematics teachers formation in China and the recent data that point to the chinese student’s excellence in international education rankings. We start from the conception of China as an economic-social formation of socialist orientation, evaluated under the method of historical and dialectical materialism. We present an overview of the history of Chinese education and the development of Mathematics Education in the country, a brief summary of its main current characteristics, and investigate the relationship of education with Chinese socioeconomic indicators, which reflect a country in rapid transformation: urbanization, industrialization , rising incomes, reducing inequality and poverty, all indicators highly intertwined with the process of social reproduction for which education is central. We point out the main characteristics of the formation of mathematics teachers, evaluating aspects of initial and continuing education, labor and economic aspects and their professional knowledge. Considering the general aspects of the socioeconomic context of Chinese education, we indicate the main elements of the country's economic development policies and public policies in the area of education that directly affected the Chinese mathematics teachers formation in this century.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste numa pesquisa inicial, de caráter exploratório, sobre a formação de professores de matemática na China, em especial os professores da educação básica. Através de um levantamento bibliográfico e documental fazemos uma investigação inicial sobre os nexos entre a formação de professores de matemática na China e os dados recentes que apontam a excelência dos estudantes daquele país nos rankings internacionais de educação. Partimos da concepção da China como uma formação econômico-social de orientação socialista, avaliada sob o método do materialismo histórico e dialético. Apresentamos um panorama geral da história da educação chinesa e do desenvolvimento da Educação Matemática no país, um breve resumo de suas principais características atuais, e investigamos a relação da educação com os indicadores socioeconômicos chineses, que refletem um país em rápido transformação: urbanização, industrialização, elevação da renda, redução da desigualdade e erradicação da miséria, todos indicadores altamente entrelaçados com o processo de reprodução social para o qual a educação é central. Apontamos as principais características da formação de professores de matemática, avaliando aspectos da formação inicial e continuada, aspectos trabalhistas e econômicos e seus conhecimentos profissionais. Considerando os aspectos gerais do contexto socioeconômico da educação chinesa, indicamos os principais elementos das políticas econômicas de desenvolvimento do país e das políticas públicas na área da educação que afetaram diretamente a formação de professores de matemática chineses neste século.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-10-05T11:30:45Z No. of bitstreams: 1 MUCELINI.pdf: 2318882 bytes, checksum: 6ba099cb371dbafd1af543543a1788a8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T16:28:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MUCELINI.pdf: 2318882 bytes, checksum: 6ba099cb371dbafd1af543543a1788a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T16:28:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MUCELINI.pdf: 2318882 bytes, checksum: 6ba099cb371dbafd1af543543a1788a8 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectChinapt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDe país de analfabetos ao melhor desempenho escolar no mundo: apontamentos para um estudo sobre a formação de professores de matemática na China (2000-2021)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MUCELINI.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.