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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Boy, Renato Viana-
dc.contributor.referee1Picoli, Bruno Antônio-
dc.contributor.referee2Vicenzi, Renilda-
dc.creatorKuszkowski, Jefferson Joacir-
dc.date2022-09-01-
dc.date.accessioned2022-10-21T16:48:05Z-
dc.date.available2022-10-11-
dc.date.available2022-10-21T16:48:05Z-
dc.date.issued2022-09-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5991-
dc.description.abstractFaced with the debate on whether or not Medieval History should remain in the curriculum during the writing of the versions of the Base National Comm Curricular (BNCC), some medievalists spoke out in defense of its maintenance due to the ease of indented and spatially distant temporalities, such as the Middle Ages, in the formation for alterity and for historical thinking. After the approval of the final version of the BNCC for Elementary Education, in 2017, textbooks began to be adapted to the new curriculum. In view of this new wave of books already adapted, we analyzed the 11 collections indicated by the National Book and Teaching Material Program Guide (PNLD), from 2020, in search of opportunities to meet the Other from the perspectives of strangeness and difference, in favor of a formation for alterity and for historical thinking. We also search in textbooks for possible contributions of Medieval History to sensitive themes. Therefore, we selected for our analysis, the pages about the Middle Ages in History textbooks, in the versions for teachers, for the 6th year of Elementary School. From the analysis of the works, it was noticed the limitations imposed by the didactic-pedagogical choices of the BNCC, based on the perspective of belonging, which hinder the formation for alterity, and sometimes, the formation for historical thinking.pt_BR
dc.description.resumoPor conta do debate sobre a permanência ou não da História Medieval no currículo durante a redação das versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alguns medievalistas se manifestaram em defesa da sua manutenção pela facilidade de temporalidades recuadas e distantes espacialmente, como a Idade Média, na formação para a alteridade e para o pensamento histórico. A partir da aprovação da versão final da BNCC para o Ensino Fundamental, em 2017, os livros didáticos passaram a ser adaptados ao novo currículo. Vista essa nova leva de livros já adaptados, analisamos as 11 coleções indicadas pelo Guia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), de 2020, em busca de oportunidades para o encontro do Outro a partir das perspectivas do estranhamento e da diferença, em favor de uma formação para a alteridade e para o pensamento histórico. Também buscamos nos livros didáticos pelas possíveis contribuições da História Medieval aos temas sensíveis. Para tanto, selecionamos para a nossa análise, as páginas sobre a Idade Média nos livros didáticos de História, nas versões aos professores, para o 6º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise das obras, percebeu-se as limitações impostas pelas escolhas didáticopedagógicas da BNCC, com base na perspectiva do pertencimento, que dificultam a formação para a alteridade, e por vezes, a formação para o pensamento históricopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-10-11T18:38:23Z No. of bitstreams: 1 KUSZKOWSKI.pdf: 1030521 bytes, checksum: e08359d40bd942e1e2a99a041146aed7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T16:48:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KUSZKOWSKI.pdf: 1030521 bytes, checksum: e08359d40bd942e1e2a99a041146aed7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T16:48:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KUSZKOWSKI.pdf: 1030521 bytes, checksum: e08359d40bd942e1e2a99a041146aed7 (MD5) Previous issue date: 2022-09-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória medievalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro e do Material Didáticopt_BR
dc.titleA história medieval e a formação para a alteridade: uma análise dos livros didáticos de história do PNLD 2020 para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: História

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