Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Soares, Izabel Aparecida-
dc.creatorFranceschi, Mirian Maria-
dc.date2021-
dc.date.accessioned2022-11-17T14:59:34Z-
dc.date.available2022-11-17T14:59:34Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6080-
dc.description.abstractRestrictions in all countries due to the epidemiological and pathogenic characteristics of the SARS-CoV-2 virus pandemic imposed the closing of borders, trade, cancellation of events, fairs and suspension of classes in public and private schools in an attempt to avoid crowding. The present work presents indications of methodologies and technologies for education in times of pandemic by COVID-19, and was carried out from exploratory and bibliographical research with the intention of presenting to the community the strategies adopted nationally, regarding the suspension of classes and confinement of students. With the data listed in the bibliographic references it was possible to verify that in the adaptation in the teaching-learning process, resources such as the webex, Google Classroom, meet, canvas and the Zoom application are presented as effective tools in the modality of education remote, but demands technological training from teachers. The methodological resources used and made available, such as edited videos, recorded classes, online classes, preparation of material on digital platforms in real time, enable the construction of learning and allow greater autonomy for students in their learning process. This paper seeks to address the challenges encountered during the pandemic in relation to the use of digital technologies, as well as to reflect on the new possibilities that are presented for education with regard to the construcion of knowledge, using new forms of learning.pt_BR
dc.description.resumoAs restrições em todos os países devido às características epidemiológicas e patogênicas da pandemia pelo vírus SARS-CoV-2, impôs o fechamento de fronteiras, comércio, cancelamento de eventos, feiras e suspensão das aulas em escolas públicas e privadas na tentativa de evitar aglomeração. O presente trabalho apresenta indicações de metodologias e tecnologias para a educação em tempo de pandemia pela COVID-19, e foi realizado a partir de pesquisa exploratória e bibliográfica na intenção de apresentar à comunidade as estratégias adotadas nacionalmente, no que se refere à suspensão de aulas e confinamento dos alunos. Com os dados elencados nos referenciais bibliográficos foi possível verificar que na adaptação no processo de ensino- aprendizagem, recursos como o webex, Google Classroom, meet, canvas e o aplicativo Zoom se apresentam como ferramentas eficazes na modalidade de educação remota, porém demanda dos professores formação tecnológica. Já os recursos metodológicos utilizados e disponibilizados como, vídeos editados, aulas gravadas, aulas online, elaboração de material nas plataformas digitais em tempo real possibilitam a construção da aprendizagem e possibilitam uma maior autonomia por parte dos estudantes em seu processo de aprendizagem. O presente trabalho busca abordar os desafios encontrados durante a pandemia em relação ao uso das tecnologias digitais, bem como refletir sobre as novas possibilidades que se apresentam para a educação no que diz respeito à construção do conhecimento, utilizando-se de novas formas de aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-11-17T00:23:13Z No. of bitstreams: 1 FRANCESCHI.pdf: 320621 bytes, checksum: e4700e8e1f98f8bc512e365e1f4e2433 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-11-17T14:59:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCESCHI.pdf: 320621 bytes, checksum: e4700e8e1f98f8bc512e365e1f4e2433 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T14:59:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCESCHI.pdf: 320621 bytes, checksum: e4700e8e1f98f8bc512e365e1f4e2433 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleEducação na pandemia: desafios e possibilidades na utilização de plataformas digitaispt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCESCHI.pdf313,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.