Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6134
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Ohlweiler, Mariane Inês-
dc.creatorHansen, Daiana Franciela-
dc.date2021-10-01-
dc.date.accessioned2022-11-25T18:08:31Z-
dc.date.available2022-11-25T18:08:31Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6134-
dc.description.abstractThis work has as focus the inclusive education for students with dyslexia in Science teaching, considering that their phonological difficulties and personal peculiarities interfere in school development. In order to analyze scientific academic research on pedagogical methodologies for teaching Science and Biology for dyslexic students, the following research problem was highlighted: How academic production has explained the methodologies for teaching Science and Biology intended to fulfill the learning needs of students with dyslexia? The methodology used is the qualitative and exploratory approach, through bibliographic survey of descriptive exploratory character. With this purpose, categories of analysis that considered common aspects among the academic publications were listed. In the obtained data, it was concluded that there are few references with pedagogical strategies for the teaching of Science and Biology, which denotes the lack of bibliographic production in the area. Several publications involving the problematization of the theme of Special Education were discovered, although, materials on Dyslexia Disorder were found in a restricted quantity, and publications on teaching strategies, in an even smaller number. It is estimated that the dissemination of these researches and the appropriation of the results in schools is a collective task: of researchers, academic journals, and education systems; which would enable greater awareness, participation of dyslexic students and optimization of their learning in Science and/or Biology, additionally to other areas of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema central a educação inclusiva para alunos com dislexia no ensino de Ciências, considerando que suas dificuldades fonológicas e peculiaridades pessoais interferem no desenvolvimento escolar. Tendo por objetivo analisar as pesquisas acadêmicas científicas sobre as metodologias pedagógicas de ensino em Ciências e Biologia para os alunos disléxicos, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: Como a produção acadêmica tem explanado as metodologias de ensino de Ciências e Biologia direcionadas ao atendimento das necessidades de aprendizagem dos alunos com dislexia? A metodologia utilizada nesta pesquisa é a abordagem qualitativa e exploratória, mediante um levantamento bibliográfico de caráter exploratório descritivo. Para tanto, elencaram-se categorias de análise, as quais consideraram aspectos em comum entre as publicações acadêmicas encontradas. Entre os dados obtidos, concluiu-se que há poucas referências com estratégias pedagógicas para o Ensino de Ciências e Biologia, o que denota a carência de produções bibliográficas na área. Foram encontradas várias publicações envolvendo a problematização da temática da Educação Especial, no entanto, materiais específicos sobre o Transtorno de Dislexia foram encontrados em quantidade mais restrita, e em número ainda menor as publicações sobre estratégias de ensino. Estima-se que divulgar estas pesquisas e apropriar-se dos resultados nas escolas é tarefa de cunho coletivo: de pesquisadores, revistas acadêmicas e sistemas de ensino; o que viabilizaria maior sensibilização, participação dos alunos disléxicos e otimização da sua aprendizagem em Ciências e/ou Biologia, além das demais áreas do conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-11-22T00:32:29Z No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 285389 bytes, checksum: 276d6a87c6ebc7e58ce633e49ed43839 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-11-25T18:08:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 285389 bytes, checksum: 276d6a87c6ebc7e58ce633e49ed43839 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-25T18:08:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 285389 bytes, checksum: 276d6a87c6ebc7e58ce633e49ed43839 (MD5) Previous issue date: 2021-10-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.titleEstratégias metodológicas de ensino e aprendizagem em aulas de Ciências e Biologia para alunos disléxicospt_BR
dc.title.alternativeMethodological strategies for teaching and learning in science and biology classes for dyslexic studentspt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HANSEN.pdf278,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.