Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6134
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ohlweiler, Mariane Inês | - |
dc.creator | Hansen, Daiana Franciela | - |
dc.date | 2021-10-01 | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T18:08:31Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25T18:08:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6134 | - |
dc.description.abstract | This work has as focus the inclusive education for students with dyslexia in Science teaching, considering that their phonological difficulties and personal peculiarities interfere in school development. In order to analyze scientific academic research on pedagogical methodologies for teaching Science and Biology for dyslexic students, the following research problem was highlighted: How academic production has explained the methodologies for teaching Science and Biology intended to fulfill the learning needs of students with dyslexia? The methodology used is the qualitative and exploratory approach, through bibliographic survey of descriptive exploratory character. With this purpose, categories of analysis that considered common aspects among the academic publications were listed. In the obtained data, it was concluded that there are few references with pedagogical strategies for the teaching of Science and Biology, which denotes the lack of bibliographic production in the area. Several publications involving the problematization of the theme of Special Education were discovered, although, materials on Dyslexia Disorder were found in a restricted quantity, and publications on teaching strategies, in an even smaller number. It is estimated that the dissemination of these researches and the appropriation of the results in schools is a collective task: of researchers, academic journals, and education systems; which would enable greater awareness, participation of dyslexic students and optimization of their learning in Science and/or Biology, additionally to other areas of knowledge. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como tema central a educação inclusiva para alunos com dislexia no ensino de Ciências, considerando que suas dificuldades fonológicas e peculiaridades pessoais interferem no desenvolvimento escolar. Tendo por objetivo analisar as pesquisas acadêmicas científicas sobre as metodologias pedagógicas de ensino em Ciências e Biologia para os alunos disléxicos, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: Como a produção acadêmica tem explanado as metodologias de ensino de Ciências e Biologia direcionadas ao atendimento das necessidades de aprendizagem dos alunos com dislexia? A metodologia utilizada nesta pesquisa é a abordagem qualitativa e exploratória, mediante um levantamento bibliográfico de caráter exploratório descritivo. Para tanto, elencaram-se categorias de análise, as quais consideraram aspectos em comum entre as publicações acadêmicas encontradas. Entre os dados obtidos, concluiu-se que há poucas referências com estratégias pedagógicas para o Ensino de Ciências e Biologia, o que denota a carência de produções bibliográficas na área. Foram encontradas várias publicações envolvendo a problematização da temática da Educação Especial, no entanto, materiais específicos sobre o Transtorno de Dislexia foram encontrados em quantidade mais restrita, e em número ainda menor as publicações sobre estratégias de ensino. Estima-se que divulgar estas pesquisas e apropriar-se dos resultados nas escolas é tarefa de cunho coletivo: de pesquisadores, revistas acadêmicas e sistemas de ensino; o que viabilizaria maior sensibilização, participação dos alunos disléxicos e otimização da sua aprendizagem em Ciências e/ou Biologia, além das demais áreas do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-11-22T00:32:29Z No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 285389 bytes, checksum: 276d6a87c6ebc7e58ce633e49ed43839 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-11-25T18:08:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 285389 bytes, checksum: 276d6a87c6ebc7e58ce633e49ed43839 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-25T18:08:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 285389 bytes, checksum: 276d6a87c6ebc7e58ce633e49ed43839 (MD5) Previous issue date: 2021-10-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.title | Estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem em aulas de Ciências e Biologia para alunos disléxicos | pt_BR |
dc.title.alternative | Methodological strategies for teaching and learning in science and biology classes for dyslexic students | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HANSEN.pdf | 278,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.