Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Wirzbicki, Sandra Maria-
dc.creatorSturm, Carla Roberta-
dc.date2022-04-01-
dc.date.accessioned2022-11-25T18:54:42Z-
dc.date.available2022-11-25T18:54:42Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6143-
dc.description.abstractThe present theme brought an important approach to the difficulties encountered by high school students in understanding the basic concepts of Genetics, presented by textbooks and the way in which the content of Mendel's First Law is approached. This analysis was carried out according to the book analysis guide proposed by Núñez (2001), Bittencourt (2004) and Casagrande (2006), and methodology proposed by Interaminense (2019). With this research, the concepts of the law, the writing of the text, examples and activities about Mendel's First Law were evaluated, seeking to problematize possible difficulties encountered. We understand that textbooks are important resources for teachers' school life, as they support the planning of classes and the annual curriculum of subjects and students, as they are a source of information search. Therefore, this study aimed to analyze, structurally and qualitatively, the specific content of Genetics on Mendel's First Law in Biology textbooks used in state schools in the municipalities of Planalto-PR and Capanema-PR.pt_BR
dc.description.resumoA presente temática trouxe importante abordagem frente às dificuldades encontradas por alunos de Ensino Médio no entendimento dos conceitos básicos de Genética, apresentados pelos livros didáticos e pela forma como o conteúdo da Primeira Lei de Mendel é abordado. Esta análise foi realizada de acordo com o guia de análise de livros proposto por Núñez (2001), Bittencourt (2004) e Casagrande (2006), e metodologia proposta por Interaminense (2019). Com essa pesquisa avaliou-se os conceitos da lei, a redação do texto, exemplos e atividades sobre a Primeira Lei de Mendel, buscando problematizar possíveis dificuldades encontradas. Entendemos que os livros didáticos são recursos importantes para a vida escolar dos professores, pois servem de apoio ao planejamento das aulas e do currículo anual das disciplinas e aos alunos, por ser fonte de busca de informações. Por isso este trabalho objetivou analisar, estruturalmente e qualitativamente, o conteúdo específico de Genética sobre a Primeira Lei de Mendel em livros didáticos de Biologia utilizados em escolas estaduais do município de Planalto-PR e de Capanema-PR.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-11-23T23:48:49Z No. of bitstreams: 1 STURM.pdf: 3250100 bytes, checksum: c909033044bd708cb0cf448c9cfbffc9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-11-25T18:54:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 STURM.pdf: 3250100 bytes, checksum: c909033044bd708cb0cf448c9cfbffc9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-25T18:54:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STURM.pdf: 3250100 bytes, checksum: c909033044bd708cb0cf448c9cfbffc9 (MD5) Previous issue date: 2022-04-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.titleAnálise da Primeira Lei de Mendel em livros didáticos de biologia do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STURM.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.