Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Severo, Gerson Luis Egas-
dc.contributor.referee1Krilow, Letícia Sabina Wermeier-
dc.contributor.referee2Fraga, Gerson Wasen-
dc.creatorBandeira, Vitória Ferreira-
dc.date2022-10-10-
dc.date.accessioned2022-12-09T13:57:05Z-
dc.date.available2022-10-14-
dc.date.available2022-12-09T13:57:05Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6165-
dc.description.abstractThe present work presentes the research carried out on the theme that guides the study, in this case, the theme is about the movement of social contestation and demand through culture, wich is the Counterculture of the 20th century, especially in the 1960s and 1970s. Researching about the concept of Culture to enter the concept of Counterculture and the philosophy of the movement, the work has a wide range of bibliographic references, through scholars in the areas of History, Social Sciences, among other. In addition, it describes the main actions of the Counterculture in Brazil and in some other countries, having as a source of research, the musical albums of 1973 and 1974 by the Brazilian band, Secos & Molhados. Analyzing the production of records and the lyrics of the songs as an object of History, in order to legitimize the hypothesis that in the creations of Secos & Molhados we find a example of the Counterculture of Bazil. Finally, it addresses the singer Ney Matogrosso as one of the influential artists who addressed the issue of sexual freedom, a topic so dear to the Counterculture at the time.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a pesquisa realizada acerca do tema que norteia o estudo, neste caso, o tema versa sobre o movimento de contestação social e reivindicação por meio da cultura, que é a Contracultura do século XX, em especial nas décadas de 1960 e 1970. Pesquisando acerca do conceito de Cultura para adentrar o conceito da Contracultura e a filosofia do movimento, o trabalho conta com uma grande gama de referências bibliográficas, através de estudiosos das áreas de História, Ciências Sociais, entre outras. Além disso, descreve as principais ações da Contracultura no Brasil e em mais alguns países, tendo como fonte de pesquisa os álbuns musicais de 1973 e 1974 da banda brasileira, Secos & Molhados. Analisando a produção dos discos e as letras das canções como um objeto da História, a fim de legitimar a hipótese de que nas criações dos Secos & Molhados encontramos um exemplo da Contracultura do Brasil. Por fim, aborda o cantor Ney Matogrosso como um dos influentes artistas que trataram a questão da liberdade sexual, tema tão caro à Contracultura na época.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-11-30T18:34:06Z No. of bitstreams: 1 BANDEIRA.pdf: 797844 bytes, checksum: a61108b4c419a34fee6690b99c3864e5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-12-09T13:57:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BANDEIRA.pdf: 797844 bytes, checksum: a61108b4c419a34fee6690b99c3864e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-09T13:57:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BANDEIRA.pdf: 797844 bytes, checksum: a61108b4c419a34fee6690b99c3864e5 (MD5) Previous issue date: 2022-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectRepressãopt_BR
dc.subjectMovimento Socialpt_BR
dc.title“O que me importa é não estar vencido”: a contracultura no Brasil da repressão e análise da obra de Secos & Molhados.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BANDEIRA.pdf779,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.