Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lindemann, Ivana Loraine-
dc.contributor.referee1Lindemann, Ivana Loraine-
dc.contributor.referee2Pulga, Vanderleia Laodete-
dc.contributor.referee3Salton, Jorge Alberto-
dc.creatorSilva, Matias Gonçalves da-
dc.date2021-
dc.date.accessioned2023-01-31T13:53:16Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2023-01-31T13:53:16Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6251-
dc.description.abstractto describe the prevalence of stress in teachers from the municipal and state public educatin system and to verify its distrituition according to predictor variables. Methods: corss-sectional study whose data were collected in Passo Fundo, RS, between 2019 and 2020, through na online questionnaire. The sample as characterized, the prevalence of the outcome was calculated and its distrituition was verified according to the independt variables (chi-square test, assuming 5% of type I error). Results: in the sample of 225 teachers, 67,6% had some type os sympto of stress, with a statistically significant difference in relation to place of residence (p<0,0018), violence at school (p<0,004), obesity (p<0,026), cardiac dysfunction(p<0,034), depression (p<0,001), anxiety (p<0,001) and Burnout Syndrome (p<0,003). Conclusions: there was a high prevalence of stress and a distribuition difference according to some variables. Therefore, it is necessery to be concerned with public policies to improve the working conditions of teachers, in addition to the importance of monitoring their mental health.pt_BR
dc.description.resumoDescrever a prevalência de estresse em professores da rede pública municipal e estadual de ensino e verificar sua distribuição conforme variáveis preditoras. Métodos: estudo transversal cujos dados foram coletados em Passo Fundo, RS, entre 2019 e 2020, por meio de questionário on-line. Foi caracterizada a amostra, calculada a prevalência do desfecho e verificada a sua distribuição de acordo com as variáveis independentes (teste do qui-quadrado, admitindo-se 5% de erro tipo I). Resultados: na amostra de 225 professores, 67,6% apresentam algum sintoma de estresse, com diferença estatisticamente significativa em relação a local de residência (p<0,018), violência na escola (p<0,004), obesidade (p<0,026), disfunção cardíaca (p<0,034), depressão (p<0,000), ansiedade (p<0,000) e Síndrome de Burnoutpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2023-01-11T14:31:47Z No. of bitstreams: 1 MATIAS GONÇALVES DA SILVA.pdf: 1263611 bytes, checksum: b6703ecff5440b3d5193e7e4b111aa9e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-01-31T13:53:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATIAS GONÇALVES DA SILVA.pdf: 1263611 bytes, checksum: b6703ecff5440b3d5193e7e4b111aa9e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-31T13:53:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATIAS GONÇALVES DA SILVA.pdf: 1263611 bytes, checksum: b6703ecff5440b3d5193e7e4b111aa9e (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Passo Fundopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titlePrevalência de sintomas de estresse em professores da rede pública de ensinopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATIAS GONÇALVES DA SILVA.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.