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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Débora Tavares de Resende e-
dc.contributor.referee1Valentini Junior, Dirceu Felipe-
dc.contributor.referee2Zandavalli Neto, Oswaldo Valentim-
dc.creatorSantos, Betânia Francisca dos-
dc.creatorYamauchi, Milena Ayumi-
dc.date2022-08-30-
dc.date.accessioned2023-01-31T17:52:21Z-
dc.date.available2023-01-18-
dc.date.available2023-01-31T17:52:21Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6280-
dc.description.abstractThis study was designed with the objective of identifying the most recurrent types of trauma in motorcycle accidents in the city of Chapecó, Santa Catarina, as well as verifying the profile of drivers and passengers in terms of age, sex, alcohol consumption and use of Safety equipment. In addition, the study also sought to identify patterns related to the times and days of the week with the highest accident records. For this, the occurrences attended by the fire department responsible for assistance to the region of Chapecó were analyzed, from January 1, 2015 to December 31, 2020. 21,728 occurrences were obtained, of which 6798 were related to motorcycle accidents. After careful reading with the application of exclusion criteria, 4746 newsletters were selected. It was possible to observe that the drivers are mostly young adults aged between 18 and 35 years old male (49.80%). In turn, most croup victims are female (60.32%) with a predominance of the age group from 18 to 25 years (43.53%). In addition, motorcycle versus car accidents, along with falls, were the most frequent types of accidents. Regarding the anatomical segments, the lower limbs, head and neck were the most affected sites, and abrasions and fractures were the types of injuries with the highest number of records. Regarding the days of the week, the highest records were on Thursdays and Fridays, while Saturdays and Sundays were the days with the lowest number of occurrences. With this study, we demonstrate the need to intensify educational campaigns related to defensive driving and compliance with traffic laws, in addition to reinforcing the importance of complete records, since they can collaborate withpt_BR
dc.description.resumoEste estudo foi delineado com o objetivo de identificar os tipos de traumas mais recorrentes em acidentes com motocicletas no município de Chapecó, Santa Catarina, bem como a verificação do perfil dos condutores e garupas quanto à idade, sexo, ingestão de bebida alcoólica e uso dos equipamentos de segurança. Além disso, o estudo também buscou identificar padrões relacionados aos horários e dias da semana com maiores registros de acidentes. Para isso, foram analisadas as ocorrências atendidas pelo corpo de bombeiros responsável pela assistência à região de Chapecó, no período de 01 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2020. Foram obtidas 21728 ocorrências, das quais 6798 estavam relacionadas a acidentes motociclísticos. Após leitura criteriosa com a aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionadas 4746 boletins. Foi possível observar que os condutores, em sua maioria, são adultos-jovens com idade entre 18 e 35 anos do sexo masculino (49,80%). Por sua vez, a maioria das vítimas garupas são do sexo feminino (60,32%) com predomínio da faixa etária de 18 a 25 anos (43,53%). Além disso, os sinistros do tipo moto contra carro, juntamente com as quedas, foram os tipos de acidentes mais frequentes. Já em relação aos segmentos anatômicos, os membros inferiores, a cabeça e pescoço foram os locais mais acometidos, e as escoriações e fraturas como os tipos de lesões com maior número de registro. No que diz respeito aos dias da semana, os maiores registros foram nas quintas e sexta-feiras, enquanto os sábados e domingos foram os dias com menores números de ocorrências. Com este estudo, demonstramos a necessidade de intensificar as campanhas educativas relacionadas à direção defensiva e ao cumprimento das leis de trânsito, além de reforçar a importância dos registros completos, uma vez que podem colaborar com os estudos epidemiológicos, os quais podem contribuir significativamente para compreensão global dos fatos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-01-18T14:53:12Z No. of bitstreams: 1 SANTOS1.pdf: 788252 bytes, checksum: cd67952f4b86e227d5bad6a5c687d918 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-01-31T17:52:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS1.pdf: 788252 bytes, checksum: cd67952f4b86e227d5bad6a5c687d918 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-31T17:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS1.pdf: 788252 bytes, checksum: cd67952f4b86e227d5bad6a5c687d918 (MD5) Previous issue date: 2022-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtenção à saúdept_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectMotocicletaspt_BR
dc.subjectTraumaspt_BR
dc.titleVerificação dos tipos de traumas mais recorrentes nos acidentes por motocicletas no município de Chapecó,SC no peíodo de 2015 a 2020pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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