Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6336
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cacciamani, Jackson Luís Martins | - |
dc.creator | Oliveira, Cleodair Rocha de | - |
dc.date | 2022-09-29 | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T14:20:03Z | - |
dc.date.available | 2023-03-02T14:20:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-29 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6336 | - |
dc.description.abstract | The present TCC research work takes place in the Chemistry Degree course at the Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – campus Realeza/PR which aims to understand about renewable energy sources in the publications of the Revista Química Nova na Escola (QNEsc) in the period from 2012 to 2022. The exploratory analysis process allowed us to select 4 articles from this journal, since in the last analysis we selected only 2 articles, and these articles were later analyzed via Discursive Textual Analysis (ATD) (Moraes and Galiazzi, 2006) , which constitutes a methodological proposal for the analysis of discursive information. Therefore, we arrived at the construction of two final categories: [1] to analyze how the authors approach the renewable energy theme through methodologies; [2] to identify the years that had the highest concentration of articles published on this topic, especially in the area of Science Education. We argue about the importance of working on this topic in the Science Education classroom, mainly in order to build a critical and problematizing analysis of renewable energies, as well as to enhance the construction of arguments and decision making more aware of reality. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa de TCC acontece no curso de Licenciatura-Química da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – campus Realeza/PR – que tem por intenção compreender acerca de fontes de energia renováveis. O processo de análise exploratória proporcionou selecionarmos 4 artigos desta revista, visto que numa última análise selecionamos somente 2 artigos, sendo que posteriormente esses artigos foram analisados via Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes e Galiazzi, 2006), que se constitui numa proposta metodológica de análise de informações discursivas. Por isso, chegamos na construção de duas categorias finais: [1] analisar como as autoras e os autores abordam por meio das metodologias a temática energias renováveis; [2] identificar os anos que contemplaram a maior concentração dos artigos publicados sobre essa temática, especialmente, na área da Educação em Ciências. Argumentamos a respeito da importância de trabalharmos esse tema na sala de aula em Educação em Ciências, principalmente, no sentido de construirmos uma análise crítica e problematizadora acerca das energias renováveis, bem como potencializarmos a construção de argumentos e a tomada de decisão mais consciente da realidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2023-02-23T18:00:11Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 491755 bytes, checksum: 71b5cab367c636f1497575c3ce82bb80 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-03-02T14:20:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 491755 bytes, checksum: 71b5cab367c636f1497575c3ce82bb80 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-02T14:20:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 491755 bytes, checksum: 71b5cab367c636f1497575c3ce82bb80 (MD5) Previous issue date: 2022-09-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Fontes renováveis de energia | pt_BR |
dc.title | A abordagem das energias renováveis em educação em ciências: os artigos publicizados na QNEsc e a proposta de uma sequência didática | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA.pdf | 480,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.