Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andreis, Adriana Maria-
dc.contributor.referee1Callai, Helena Copetti-
dc.contributor.referee2Claudino, Sérgio-
dc.contributor.referee3Copatti, Carina-
dc.creatorRibeiro, Tatiane-
dc.date2022-07-08-
dc.date.accessioned2023-04-06T13:28:19Z-
dc.date.available2023-03-24-
dc.date.available2023-04-06T13:28:19Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6426-
dc.description.abstractIn this dissertation, we dedicate ourselves to the investigation involving a fundamental issue to school life: school research based on the geographical place and the citizen emancipation. We seek to answer the question: How can school research articulated to the geographical place contribute to the construction of territorial citizenship? The general objective involves discussing school research articulated to the geographical place, as a way to build territorial citizenship, in dialogue with the international project Nós Propomos! Methodologically, we used paths of multilateral points of a network that advances and complexifies itself, as if we were walking using some already tested tracks, in a "dialogical hermeneutic" movement, articulating the bibliographical research, based on authors of Geography, Geography Teaching and Education, with the empirical research, carried out through questionnaires answered by university and school teachers, and by school students, participants of the project. To analyze the data collected, we will rely on Textual Discourse Analysis. We organized this dissertation in three parts: the research with the school and Nós Propomos!, the Geographic Place and the relation between the subjects' statements and the citizen emancipation. The dissertation allows pointing out that the research needs to be provoked arbitrarily and in relations with the place of life of the subjects, and that this should be guided by rigorous criteria, because when students are not provoked and encouraged, they are restricted to reiterate practices of information repetition. The proposal to investigate the place, seeking answers to its problems and proposing intervention strategies, is a powerful way to build territorial citizenship.pt_BR
dc.description.resumoDedicamo-nos, nessa dissertação, à investigação envolvendo uma questão fundamental à vida escolar: a pesquisa escolar pautada no lugar geográfico e na emancipação cidadã. Buscamos responder à pergunta: Como a pesquisa escolar articulada ao lugar geográfico pode contribuir para a construção da cidadania territorial? O objetivo geral envolve discutir a pesquisa escolar articulada com o lugar geográfico, como caminho para a construção da cidadania territorial, em diálogo com o projeto internacional Nós Propomos!. Metodologicamente, utilizamos percursos de pontos multilaterais de uma rede que avança e se complexifica, como se fossemos caminhar usando algumas trilhas já testadas, em um movimento “hermenêutico dialógico”, articulando a pesquisa bibliográfica, com base em autores da Geografia, do Ensino de Geografia e da Educação, com a pesquisa empírica, realizada por meio de questionários respondidos por professores de universidades e de escolas, e por alunos de escolas, participantes do projeto. Para analisarmos os dados coletados, nos apoiaremos na Análise Textual Discursiva. Organizamos esta dissertação em três partes: a pesquisa com a escola e o Nós Propomos!, o Lugar geográfico e a relação entre os enunciados dos sujeitos e a emancipação cidadã. A dissertação permite apontar que a pesquisa precisa ser provocada arbitrariamente e em relações com o lugar de vida dos sujeitos, e que isso deve ser pautado em critérios de rigorosidade, pois quando os alunos não são provocados e incentivados, restringem-se a reiterar práticas de repetições de informações. A proposta de investigar o lugar, buscando respostas aos seus problemas e propondo estratégias de intervenção, é um caminho potente à construção da cidadania territorial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-03-24T18:23:30Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 1869797 bytes, checksum: 09353e4a3974d14185db0671c56e9add (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-04-06T13:28:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 1869797 bytes, checksum: 09353e4a3974d14185db0671c56e9add (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-06T13:28:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 1869797 bytes, checksum: 09353e4a3974d14185db0671c56e9add (MD5) Previous issue date: 2022-07-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechim-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.titleO lugar geográfico e a pesquisa escolar: caminhos para a cidadania territorial em diálogo com o nós propomos!pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.