Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Thimóteo, Saulo Gomes-
dc.contributor.referee1Stübe, Angela Derlise-
dc.contributor.referee2Prigol, Valdir-
dc.creatorMarchon, André-
dc.date2023-03-07-
dc.date.accessioned2023-04-13T13:01:45Z-
dc.date.available2023-04-10-
dc.date.available2023-04-13T13:01:45Z-
dc.date.issued2023-03-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6476-
dc.description.abstractThis work brings in its corpus two short stories by the writer Lygia Fagundes Telles analyzed from the perspective of the inseparable elements of the speech genre determined by the Russian thinker Mikhail Bakhtin (2010): thematic content, compositional construction and style. Such aspects, according to the author, cannot and should not be analyzed separately, because these three elements are indissolubly merged into the whole of the utterance, being denominated as discourse genre. In addition, the research shows that the short story genre not only has some specificities commented by the argentine critic Júlio Cortázar (2006), but also elements that are part of a narrative. Constituents such as character, time, space are brought to light in the theoretical foundation of Todorov (2013), Tomachevski (2013) and Wood (2012) bringing in the work How fiction works explanations about the fictional genre, the short story being one of these textual types that fits into fiction. The short stories are analyzed from the perspective of love, having as a theoretical basis the work Fragments of a love speech, by Roland Barthes (1988), which points out how a subject in love can think, act, feel, desire the other. In this sense, the central figures of the short stories “Pomba Enamorada ou Uma História de Amor” (1977) and “A Confissão de Leontina” (1991) bring in their plots female characters who live this love in different measures respectively. The first exerts a passionate love that can be understood as obsessive, since she exaggerates in demonstrating this feeling towards her loved one, thus allowing her life to be a whirlwind of events. The second, distributes a contained love that can be seen as reflective, since it exposes the reasons for this feeling attributed to his cousin. Offering him all sorts of dedication that she made him judge. That love, however, led her down a path that would possibly be irreversible. This work can serve as a theoretical-critical path for the analysis of other short stories.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz em seu corpus dois contos da escritora Lygia Fagundes Telles analisados sob a perspectiva dos elementos indissociáveis do gênero do discurso determinados pelo pensador russo Mikhail Bakhtin (2010): conteúdo temático, construção composicional e estilo. Tais aspectos, segundo o autor, não podem e não devem ser analisados separadamente, porque estes três elementos fundem-se indissoluvelmente no todo do enunciado sendo denominado como gênero do discurso. Além disso, a pesquisa mostra que o gênero conto não só possui algumas especificidades comentadas pelo crítico argentino Júlio Cortázar (2006), como também elementos que fazem partem de uma narrativa. Constituintes como personagem, tempo, espaço são trazidos à luz na fundamentação teórica de Todorov (2013), Tomachevski (2013) e Wood (2012) trazendo na obra Como funciona a ficção explicações acerca do gênero ficcional, sendo o conto um desses tipos textuais que se enquadra na ficção. Os contos são analisados sob a perspectiva do amor, tendo como base teórica a obra Fragmentos de um Discurso Amoroso, de Roland Barthes (1988) que pontua como um sujeito enamorado pode pensar, agir, sentir, desejar o outro. Neste sentido, as figuras centrais dos contos “Pomba Enamorada ou Uma História de Amor” (1977) e “A Confissão de Leontina” (1991) trazem em seus enredos personagens femininas que vivem esse amor em medidas diferentes respectivamente. A primeira exerce um amor passional que pode ser entendido como obsessivo, visto que exagera na demonstração desse sentimento para com seu amado, permitindo, assim, que sua vida seja um turbilhão de acontecimentos. A segunda, distribui um amor contido que pode ser visto como reflexivo, uma vez que expõe as razões desse sentimento atribuído a seu primo. Oferecendo a ele toda sorte de dedicação que ela assim fez julgar. Esse amor, porém, a levou para um caminho que, possivelmente, seria irreversível. Este trabalho pode servir como caminho teórico-crítico para análise de outros contos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-04-10T17:50:43Z No. of bitstreams: 1 Marchon.pdf: 756325 bytes, checksum: b540e6aace4eb9d64a618f464c223da7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-04-13T13:01:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marchon.pdf: 756325 bytes, checksum: b540e6aace4eb9d64a618f464c223da7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-13T13:01:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marchon.pdf: 756325 bytes, checksum: b540e6aace4eb9d64a618f464c223da7 (MD5) Previous issue date: 2023-03-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectLygia Fagundes Tellespt_BR
dc.titleO amor nos tempos de Lygia: da obsessão à reflexãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marchon.pdf738,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.