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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Schardong, Bianca Jupiara Fortes-
dc.contributor.referee1Sothe, Ari-
dc.contributor.referee2Kroth, Darlan Christiano-
dc.creatorNiendicker, Elisangela-
dc.date2023-02-28-
dc.date.accessioned2023-04-13T14:38:01Z-
dc.date.available2023-03-30-
dc.date.available2023-04-13T14:38:01Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6488-
dc.description.abstractThis research investigated how the dropout of students from the Federal University of Fronteira Sul on the Campus of Chapecó/SC took place, through the new remote teaching format proposed during the pandemic, as well as analyzing the effectiveness of the teaching strategies employed in this period. The dropout problem has become common in universities, and given its complexity and scope, it has been the object of analyzes and studies in recent years (ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC, 1996). It was a research of a mixed nature with a qualitative and quantitative approach, using technical procedures of bibliographical survey, semistructured interview and raw data of evasion of UFFS academics. The analysis of such problem was possible from the data made available through the Department of Academic Control, using descriptive analysis and content analysis. Based on the results, it was possible to achieve the research objectives and quantify the dropout rates during the pandemic period. Thus, as a result, it was found that, despite the strategies employed by the University, the main reason for evasion was due to transfers of students to other HEIs, both public and private (with PROUNI scholarship). Given this scenario, this study proposed strategies from the perspective of Educational Marketing, as a way of collaborating with the minimization of the evasion problem faced by the institution, both during the pandemic period, as well as the current evasion. In addition to aiming to attract new students in the future and keep them active at the University, therefore, this study sought to contribute to solving the dropout problem.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou como se deu a evasão dos alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul no Campus de Chapecó/SC, mediante o novo formato de ensino remoto proposto durante a pandemia, bem como analisou a eficácia das estratégias de ensino empregadas nesse período. O problema da evasão tem se tornado comum nas universidades, e dada a sua complexidade e abrangência vem sendo objeto de análises e estudos nos últimos anos (ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC, 1996). Tratouse de uma pesquisa de natureza mista com enfoque qualitativo e quantitativo, se utilizando de procedimentos técnicos de levantamento bibliográfico, entrevista semiestruturada e dados brutos de evasão dos acadêmicos da UFFS. A análise de tal problemática foi possível a partir dos dados disponibilizados através do Departamento de Controle Acadêmico, sendo empregada a análise descritiva e a análise de conteúdo. A partir dos resultados foi possível alcançar os objetivos da pesquisa e quantificar os índices de evasão no período pandêmico. Assim, como resultado constatouse que, apesar das estratégias empregadas pela Universidade, o principal motivo de evasão se deu mediante a transferências dos alunos para outras IES, tanto públicas quanto privadas (com bolsa PROUNI). Diante desse cenário, este estudo propôs estratégias sob a ótica do Marketing Educacional, como forma de colaborar com a minimização do problema da evasão enfrentada pela instituição, tanto no período da pandemia, bem como da evasão atual. Além de objetivar atrair novos alunos no futuro e mantêlos ativos na Universidade, portanto, este estudo buscou contribuir para dirimir o problema da evasão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-03-30T13:13:18Z No. of bitstreams: 1 NIENDICKER.pdf: 889667 bytes, checksum: 6f1afb79a0ed18901e1ee685277a8780 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-04-13T14:38:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NIENDICKER.pdf: 889667 bytes, checksum: 6f1afb79a0ed18901e1ee685277a8780 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-13T14:38:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NIENDICKER.pdf: 889667 bytes, checksum: 6f1afb79a0ed18901e1ee685277a8780 (MD5) Previous issue date: 2023-02-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMarketinpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.titleImplicações da evasão na pandemia sob a perspectiva do marketing educacional: um estudo de caso na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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