Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sebben, Andressa-
dc.contributor.referee1Padilha, Adriano Sanick-
dc.contributor.referee2Pegoraro, Raquel Aparecida-
dc.creatorBarbosa, Tatiane Arndt-
dc.date2022-08-18-
dc.date.accessioned2023-05-25T14:22:30Z-
dc.date.available2023-05-05-
dc.date.available2023-05-25T14:22:30Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6577-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurological disorder that affects an individual’s social relationships and communication. The adoption of therapeutic interventions in childhood is essential so that such difficulties can be mitigated. In this context, technological tools such as virtual environments, software and apps for mobile devices can be used. Considering the difficulty of many autistic children in the process of learning cursive, this work aims to carry out an accessibility assessment of five free mobile applications aimed at learning this writing modality, based on accessibility recommendations for autistic people present in GAIA (Guidelines for Accessible Interfaces for People with Autism). The results point to possible improvements and adjustments in these applications, as well as serve as a reference for the design of new applications specifically aimed at this audience.pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que afeta o relacionamento social e a comunicação do indivíduo. A adoção de intervenções terapêuticas ainda na infância é essencial para que tais dificuldades possam ser mitigadas. Neste contexto, ferramentas tecnológicas como ambientes virtuais, softwares e aplicativos para dispositivos móveis podem ser empregadas. Tendo em vista a dificuldade de muitas crianças autistas no processo de aprendizagem da letra cursiva, este trabalho objetiva realizar uma avaliação de acessibilidade de cinco aplicativos móveis gratuitos voltados ao aprendizado desta modalidade de escrita, a partir das recomendações de acessibilidade para autistas presentes no GAIA (Guidelines for Accessible Interfaces for People with Autism). Os resultados apontam possíveis melhorias e ajustes nestes aplicativos, bem como servem como referência para a concepção de novos aplicativos voltados especificamente para este público.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-05-23T14:43:04Z No. of bitstreams: 1 BARBOSA.pdf: 1707019 bytes, checksum: ce9eda7f951a3add307f5fbe7948d563 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-05-25T14:22:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BARBOSA.pdf: 1707019 bytes, checksum: ce9eda7f951a3add307f5fbe7948d563 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-25T14:22:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BARBOSA.pdf: 1707019 bytes, checksum: ce9eda7f951a3add307f5fbe7948d563 (MD5) Previous issue date: 2022-08-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleAplicativos móveis para o aprendizado da letra cursiva: avaliação de acessibilidade para usuários autistaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBOSA.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.