Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6577
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sebben, Andressa | - |
dc.contributor.referee1 | Padilha, Adriano Sanick | - |
dc.contributor.referee2 | Pegoraro, Raquel Aparecida | - |
dc.creator | Barbosa, Tatiane Arndt | - |
dc.date | 2022-08-18 | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T14:22:30Z | - |
dc.date.available | 2023-05-05 | - |
dc.date.available | 2023-05-25T14:22:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6577 | - |
dc.description.abstract | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurological disorder that affects an individual’s social relationships and communication. The adoption of therapeutic interventions in childhood is essential so that such difficulties can be mitigated. In this context, technological tools such as virtual environments, software and apps for mobile devices can be used. Considering the difficulty of many autistic children in the process of learning cursive, this work aims to carry out an accessibility assessment of five free mobile applications aimed at learning this writing modality, based on accessibility recommendations for autistic people present in GAIA (Guidelines for Accessible Interfaces for People with Autism). The results point to possible improvements and adjustments in these applications, as well as serve as a reference for the design of new applications specifically aimed at this audience. | pt_BR |
dc.description.resumo | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que afeta o relacionamento social e a comunicação do indivíduo. A adoção de intervenções terapêuticas ainda na infância é essencial para que tais dificuldades possam ser mitigadas. Neste contexto, ferramentas tecnológicas como ambientes virtuais, softwares e aplicativos para dispositivos móveis podem ser empregadas. Tendo em vista a dificuldade de muitas crianças autistas no processo de aprendizagem da letra cursiva, este trabalho objetiva realizar uma avaliação de acessibilidade de cinco aplicativos móveis gratuitos voltados ao aprendizado desta modalidade de escrita, a partir das recomendações de acessibilidade para autistas presentes no GAIA (Guidelines for Accessible Interfaces for People with Autism). Os resultados apontam possíveis melhorias e ajustes nestes aplicativos, bem como servem como referência para a concepção de novos aplicativos voltados especificamente para este público. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-05-23T14:43:04Z No. of bitstreams: 1 BARBOSA.pdf: 1707019 bytes, checksum: ce9eda7f951a3add307f5fbe7948d563 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-05-25T14:22:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BARBOSA.pdf: 1707019 bytes, checksum: ce9eda7f951a3add307f5fbe7948d563 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-25T14:22:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BARBOSA.pdf: 1707019 bytes, checksum: ce9eda7f951a3add307f5fbe7948d563 (MD5) Previous issue date: 2022-08-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Aplicativos móveis para o aprendizado da letra cursiva: avaliação de acessibilidade para usuários autistas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBOSA.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.