Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Eidt, Celso-
dc.creatorBergamo, Maurício Sérgio-
dc.date2017-07-04-
dc.date.accessioned2017-07-05T17:50:22Z-
dc.date.available2017-07-05T17:50:22Z-
dc.date.issued2017-07-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/660-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the relationship between aesthetic-philosophical knowledge and the idea of nature filled with sentimental aspects in the intellectual movement of the First German Romanticism of the early 18th century. This task refers to an artistic and philosophical journey, closely linked to the development of the Western civilization. Thus, some of the main epistemological differences between German Pre-Romanticism and the Philosophical Enlightenment will be highlighted. In part, the Philosophical Enlightenment, through the instrumentalism of reason, led to the structuring of Modern Science. This, through the mathematical principles, established a vision of a mechanistic nature. On the other hand, trying to break free from the emotional bondage imposed by philosophical rationalism and the straightforward and homogeneous objectivity of mathematical calculus, the thinkers of the First German Romanticism through literature, dramaturgy, poetry, and painting will elaborate a project Epistemological alternative to that consolidated by Issac Newton (1643-1727). In this sense, we will analyze some artistic representations that marked German Pre-Romanticism as an intellectual movement linked to a worldview filled with lyrical, sentimental and emotive faces. In addition to briefly presenting the analytical theories of the early sturns - Herder, Goethe and Schiller - the development of this task will be aided by significant paintings and poetry that portrayed the nostalgic and paranoid feeling for the infinity of nature. Likewise, Goethe's Werther, one of the main works of romantic literature of the eighteenth century, will be analyzed to highlight the emotional values of nature.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa a relação entre o conjunto de conhecimentos estético-filosóficos e a ideia de natureza preenchida por aspectos sentimentais, no movimento intelectual, do Primeiro Romantismo Alemão do início do século XVIII. Essa tarefa remete à um itinerário artístico e filosófico, estreitamente ligado ao desenvolvimento da civilização ocidental. Destaca-se, assim, algumas das principais diferenças epistemológicas entre o Pré- Romantismo Alemão e o Iluminismo Filosófico. Em parte, o Iluminismo Filosófico, mediante o instrumentalismo da razão, levou à estruturação da Ciência Moderna. Esta que, por intermédio dos princípios matemáticos, instaurou uma visão de natureza mecanicista. Em contrapartida, tentando libertar-se da atadura emotiva, imposta pelo racionalismo filosófico e pela objetividade, retilínea e homogênea, do cálculo matemático, os pensadores do Primeiro Romantismo Alemão, mediante a literatura, a dramaturgia, a poesia e a pintura, elaborarão um projeto epistemológico alternativo àquele consolidado por Issac Newton (1643-1727). Nesse sentido, analisa algumas representações artísticas que marcaram o Pré-Romantismo Alemão como um movimento intelectual vinculado a uma cosmovisão preenchida por semblantes líricos, sentimentais e emotivos. Além de apresentar, brevemente, as teorias analíticas do Sturm und Drang - Herder, Goethe e Schiller - o desenvolvimento dessa tarefa será auxiliado por significativas pinturas e poesias que retrataram o nostálgico e paranoico sentimento pela infinitude da natureza. Igualmente, o Werther, de Goethe, uma das principais obras da literatura romântica, do século XVIII, será analisada para destacar os valores emotivos pela natureza.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-05T14:42:12Z No. of bitstreams: 1 BERGAMO.pdf: 650310 bytes, checksum: f3c7a4e088ac1553223c0236663ef066 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-05T17:50:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BERGAMO.pdf: 650310 bytes, checksum: f3c7a4e088ac1553223c0236663ef066 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-05T17:50:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BERGAMO.pdf: 650310 bytes, checksum: f3c7a4e088ac1553223c0236663ef066 (MD5) Previous issue date: 2017-07-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdeia de naturezapt_BR
dc.subjectAspectos sentimentaispt_BR
dc.subjectPré-Romantismo Alemãopt_BR
dc.subjectIluminismopt_BR
dc.subjectCiência Modernapt_BR
dc.titleO sentimento de natureza do Pré-Romantismo Alemão: filosofia, arte e poesia no projeto epistêmico-filosófico do Sturm und Drangpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BERGAMO.pdf635,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.