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dc.contributor.advisor1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee2Oliveira, Marineiva Moro Campos de-
dc.creatorOrlandi, Fernanda Schio-
dc.date2023-08-21-
dc.date.accessioned2023-10-02T16:12:58Z-
dc.date.available2023-09-30-
dc.date.available2023-10-02T16:12:58Z-
dc.date.issued2023-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6966-
dc.description.abstractLiteracy is a broad process that encompasses diverse knowledge, going beyond encoding and decoding or merely acquiring reading and writing skills. Therefore, the literacy teacher, as the one who mediates between students and knowledge, needs a multifaceted training which encompasses various aspects of child development, such as how children learn, teaching methods, understanding the arrangement of the environment and how it impacts learning. It is essential that the literacy teacher understand the relevance of their role in the lives of children and the society they are part of, being aware that their actions directly impact both. Classrooms with an excess of students, lack of materials, students at different levels of knowledge and experiences, learning difficulties, the relationship between families and schools, and helplessness in everyday school life are examples of some of the challenges faced by literacy teachers. What to do in the face of all of this? For that, it is crucial that the teacher seek high-quality initial and continuous education and be willing to keep learning and researching. With this in mind, the present study discusses concepts related to the history of the teaching profession, the literacy education, the training of literacy teachers, and literacy pedagogical practices. Through qualitative research, it was sought to investigate how the training of literacy teachers impacts their daily classroom practice. Thus, a field research was conducted with seven literacy teachers, that is, teachers of 1st and 2nd grades from three public schools in the municipality of Rondinha - RS. The theoretical framework for discussing the concepts was based on a bibliographic research that included authors such as Freire (1996; 2005; 2006), Nóvoa (1991; 1995; 2022), Kleiman (2008), Soares (2004; 2005; 2018), Sartori (2013), Garcia (2012; 2015), Mortatti (2022; 2010; 2006), Kramer (2010), among others. At the end of the research, it became apparent that teachers are aware of the need for continuous professional development and actively seek it. However, it was evident that it cannot be just any available course or training, instead, there is a need for progressive and in-depth training to enhance the professional scope of literacy teachers since what makes a difference in teachers' pedagogical practices is their ability to apply theory into practice, which can be a significant challenge in some cases. Thus, this is where theories and practices align most significantly, as the more qualified the teachers are, the better they can apply what they have learned from theory into practice in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoAlfabetização é um processo amplo e que abrange conhecimentos diversificados, indo além da codificação e decodificação, ou, somente, da aquisição da leitura e da escrita. Com isso, o professor alfabetizador, sendo aquele que realiza a mediação entre os alunos e os conhecimentos, necessita de uma formação múltipla, que engloba vários aspectos do desenvolvimento infantil, como a criança aprende, modos de ensinar, entender a disposição do ambiente e como isso interfere na aprendizagem. Faz-se essencial que o professor alfabetizador entenda a relevância de seu papel na vida das crianças e da sociedade em que está inserido, conscientizando-se que suas ações interferem diretamente em ambas. Salas de aulas com excesso de alunos, faltas de materiais, alunos em diferentes níveis de conhecimentos e experiências, dificuldades de aprendizagem, relação família e escola e desamparo no cotidiano escolar são exemplos de algumas dificuldades encontradas pelos professores alfabetizadores. O que fazer frente a tudo isso? Para tal, é imprescindível que este profissional busque uma formação inicial e continuada de qualidade e que esteja sempre disposto a continuar aprendendo e pesquisando. Pensando nisso, o presente trabalho discute conceitos sobre a história da profissão de professor, da etapa escolar alfabetização, da formação do professor alfabetizador e de práticas pedagógicas alfabetizadoras. Buscou-se, através de uma pesquisa qualitativa, investigar como a formação do professor alfabetizador interfere em sua prática diária em sala de aula. Assim, realizou-se uma pesquisa de campo, com seis professoras alfabetizadoras, ou seja, docentes de 1º e 2º anos, de três escolas públicas, do município de Rondinha (RS). O referencial teórico para discutir os conceitos ocorreu através de uma pesquisa bibliográfica em autores como Freire (1996, 2005, 2006), Nóvoa (1991, 1995, 2022), Kleiman (2008), Soares (2004, 2005, 2018), Sartori (2013), Garcia (2012, 2015), Mortatti (2006, 2010, 2019), Kramer (2010), entre outros. Ao final da pesquisa, ficou perceptível que os professores têm consciência de que necessitam estar em constante formação e que a buscam, porém, evidenciou que não pode ser qualquer formação ou curso disponível. Mas, que, é necessária uma formação progressiva e densa, para desenvolver a amplitude profissional do professor alfabetizador sendo que, o que faz diferença nas práticas pedagógicas dos professores é a capacidade de colocar a teoria em prática. E, em alguns casos, esta é uma grande dificuldade. Sendo assim, é aqui que se uniram mais significativamente as teorias e práticas, pois quanto mais qualificados são os professores, mais conseguem colocar o que é aprendido na teoria em prática em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-09-29T19:16:34Z No. of bitstreams: 1 ORLANDI.pdf: 13368796 bytes, checksum: 17f67e61c837bc42ea417178fd20a8d6 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectalfabetizaçãopt_BR
dc.subjectformação docentept_BR
dc.subjectformação do professor alfabetizadorpt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleFormação das professoras alfabetizadoras: um olhar sobre as práticas pedagógicas de professoras das escolas públicas de Rondinha (RS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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