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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6984
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee1 | Enricone, Jaqueline Raquel Bianchi | - |
dc.contributor.referee2 | Richit, Adriana | - |
dc.creator | Conto, Júlia Carolina Vizzotto de | - |
dc.date | 2023-08-31 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T12:46:21Z | - |
dc.date.available | 2023-09-12 | - |
dc.date.available | 2023-10-04T12:46:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-08 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6984 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS – Campus Erechim, na Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas, intitulado “Dificuldades de aprendizagem?: as concepções de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Erechim/RS” e objetivou compreender as concepções de educadores acerca das dificuldades de aprendizagem das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tomou-se como ponto de partida o entendimento que essas dificuldades não podem ser atribuídas apenas às características individuais das crianças, mas também às condições de ensino, práticas educativas e questões socioemocionais e culturais. O percurso metodológico desta pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, com a realização de pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica consistiu em um levantamento de estudos e teorias relacionadas ao tema, consolidando-se em autores da área da Educação e da Psicologia, como: Bee e Boyd (2011), Fernández (2001), Papalia e Feldman (2013), Leontiev (2010), Pinto (2003), Ostermann e Cavalcanti (2011), Freire (1996), Skinner (1975), Moreira e Ostermann (1979), entre outros. Enquanto a pesquisa de campo foi estruturada por meio de entrevistas semiestruturadas com educadores e gestores escolares. A análise dos dados baseou-se no método de análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados obtidos revelaram que as concepções dos educadores sobre as dificuldades de aprendizagem são limitadas, com ênfase nos aspectos cognitivos e habilidades esperadas para a faixa etária e havendo uma falta de consideração aos aspectos pedagógicos e às abordagens de ensino. Essas limitações podem impactar o suporte às crianças com dificuldades de aprendizagem. Foram identificadas diversas estratégias utilizadas pelos educadores para ajudar as crianças com dificuldade de aprendizagem, como o uso de materiais alternativos, atividades diferenciadas, recursos visuais e tecnológicos, atendimento individualizado e encaminhamentos para aulas de reforço. A proximidade com a criança e o envolvimento da família também foram apontados como fatores importantes para apoiar o processo de aprendizagem. A pesquisa é relevante porque aborda um tema importante na educação escolar, que são as dificuldades de aprendizagem. Em conclusão, a pesquisa contribui para estender o conhecimento sobre as concepções dos educadores em relação às dificuldades de aprendizagem, ao identificar lacunas nessas concepções e promover reflexões para uma compreensão mais abrangente. Ao compreender as concepções dos educadores sobre essas dificuldades, os fatores que as causam e as estratégias utilizadas para ajudar as crianças, é possível desenvolver práticas educacionais mais inclusivas e efetivas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-09-15T13:48:38Z No. of bitstreams: 1 CONTO.pdf: 1187591 bytes, checksum: e90c76328efbff376665be0b854bb386 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-04T12:46:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CONTO.pdf: 1187591 bytes, checksum: e90c76328efbff376665be0b854bb386 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-04T12:46:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONTO.pdf: 1187591 bytes, checksum: e90c76328efbff376665be0b854bb386 (MD5) Previous issue date: 2023-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educadores. Gestão Escolar | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem?: as concepções de educadores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais de Erechim/RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
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