Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee1Enricone, Jaqueline Raquel Bianchi-
dc.contributor.referee2Richit, Adriana-
dc.creatorConto, Júlia Carolina Vizzotto de-
dc.date2023-08-31-
dc.date.accessioned2023-10-04T12:46:21Z-
dc.date.available2023-09-12-
dc.date.available2023-10-04T12:46:21Z-
dc.date.issued2023-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6984-
dc.description.resumoA presente dissertação é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS – Campus Erechim, na Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas, intitulado “Dificuldades de aprendizagem?: as concepções de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Erechim/RS” e objetivou compreender as concepções de educadores acerca das dificuldades de aprendizagem das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tomou-se como ponto de partida o entendimento que essas dificuldades não podem ser atribuídas apenas às características individuais das crianças, mas também às condições de ensino, práticas educativas e questões socioemocionais e culturais. O percurso metodológico desta pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, com a realização de pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica consistiu em um levantamento de estudos e teorias relacionadas ao tema, consolidando-se em autores da área da Educação e da Psicologia, como: Bee e Boyd (2011), Fernández (2001), Papalia e Feldman (2013), Leontiev (2010), Pinto (2003), Ostermann e Cavalcanti (2011), Freire (1996), Skinner (1975), Moreira e Ostermann (1979), entre outros. Enquanto a pesquisa de campo foi estruturada por meio de entrevistas semiestruturadas com educadores e gestores escolares. A análise dos dados baseou-se no método de análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados obtidos revelaram que as concepções dos educadores sobre as dificuldades de aprendizagem são limitadas, com ênfase nos aspectos cognitivos e habilidades esperadas para a faixa etária e havendo uma falta de consideração aos aspectos pedagógicos e às abordagens de ensino. Essas limitações podem impactar o suporte às crianças com dificuldades de aprendizagem. Foram identificadas diversas estratégias utilizadas pelos educadores para ajudar as crianças com dificuldade de aprendizagem, como o uso de materiais alternativos, atividades diferenciadas, recursos visuais e tecnológicos, atendimento individualizado e encaminhamentos para aulas de reforço. A proximidade com a criança e o envolvimento da família também foram apontados como fatores importantes para apoiar o processo de aprendizagem. A pesquisa é relevante porque aborda um tema importante na educação escolar, que são as dificuldades de aprendizagem. Em conclusão, a pesquisa contribui para estender o conhecimento sobre as concepções dos educadores em relação às dificuldades de aprendizagem, ao identificar lacunas nessas concepções e promover reflexões para uma compreensão mais abrangente. Ao compreender as concepções dos educadores sobre essas dificuldades, os fatores que as causam e as estratégias utilizadas para ajudar as crianças, é possível desenvolver práticas educacionais mais inclusivas e efetivas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-09-15T13:48:38Z No. of bitstreams: 1 CONTO.pdf: 1187591 bytes, checksum: e90c76328efbff376665be0b854bb386 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-04T12:46:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CONTO.pdf: 1187591 bytes, checksum: e90c76328efbff376665be0b854bb386 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-04T12:46:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONTO.pdf: 1187591 bytes, checksum: e90c76328efbff376665be0b854bb386 (MD5) Previous issue date: 2023-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducadores. Gestão Escolarpt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem?: as concepções de educadores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais de Erechim/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONTO.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.