Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pagliarin, Lidiane Limana Puiati-
dc.contributor.referee1Sartori, Jerônimo-
dc.contributor.referee2Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de-
dc.creatorCigognini, Fabiana Cristina-
dc.date2023-08-31-
dc.date.accessioned2023-10-30T17:43:05Z-
dc.date.available2023-10-15-
dc.date.available2023-10-30T17:43:05Z-
dc.date.issued2023-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7100-
dc.description.abstractThis research was dedicated to reflecting on the continued training of Early Childhood Education teachers using the production of mini-stories as a strategy. Mini-stories, situated as an integral part of the pedagogical documentation process, are a way of communicating the daily life of Early Childhood Education, as well as seeking to give visibility to the significant moments experienced by children. With this in mind, the objective was to understand how mini-stories can contribute to the continued training of Early Childhood Education teachers. Continuing training often occurs in a way that is decontextualized from teachers' day-to-day practice, with some models favoring theory without any relation to practice, and others, teaching methodologies without the foundations and concepts related to this practice. In this sense, the research was based on action research, in which the proposition was continued training that considered the experience and daily practice of teachers at school and the process of reflection on teaching with children. The target audience were teachers from a private, non-profit Early Childhood Education institution in the municipality of Erechim, who were provoked to produce and reflect on their daily pedagogical practice through mini-stories. The data collection instruments consisted of questionnaires and a field diary. The main theorists of research on continuing teacher training are António Nòvoa (1997, 2002, 2009, 2019), Carlos Marcelo Garcia (1999, 2009), Altair Fávero (2010, 2013, 2018, 2019, 2020). Regarding pedagogical documentation and mini-stories, Júlia Oliveira-Formosinho (2019); Cristine Pascal (2019), Carla Rinaldi (2012) and Paulo Fochi (2015, 2019, 2019a). In the process of analyzing the data collected during the research, Bardin's content analysis (2016) was used, characterized by pre-analysis, coding, categorization and inference. In summary, it can be concluded that the continuing education process experienced in this research, which was triggered by the production of mini-stories, enabled the participating teachers to observe daily life, record experiences, reflect on practice, document and continue with the proposals.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa dedicou-se a refletir sobre a formação continuada dos professores da Educação Infantil usando como estratégia a produção de mini-histórias. As mini-histórias, situada como parte integrante do processo de documentação pedagógica, é uma forma de comunicar o cotidiano da Educação Infantil, como também, busca dar visibilidade aos momentos significativos vivenciados pelas crianças. Nesse intuito, o objetivo foi compreender como as mini-histórias podem contribuir para a formação continuada dos professores da Educação Infantil. A formação continuada, muitas vezes, ocorre de maneira descontextualizada da prática do dia a dia dos professores, sendo que alguns modelos privilegiam a teoria sem relação com a prática, e outros, as metodologias de ensino sem os fundamentos e conceitos relativos a essa prática. Neste viés, a pesquisa foi baseada em uma pesquisa-ação, em que a proposição foi uma formação continuada que considerasse a experiência e a prática cotidiana dos professores na escola e o processo de reflexão sobre o fazer pedagógico com as crianças. O público-alvo foram as professoras de uma instituição privada sem fins lucrativos de Educação Infantil do município de Erechim as quais foram provocadas a produzir e refletir sobre sua prática pedagógica cotidiana através das mini-histórias. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em questionários e diário de campo. Como teóricos principais da pesquisa sobre formação continuada de professores estão António Nòvoa (1997, 2002, 2009, 2019), Carlos Marcelo Garcia (1999, 2009), Altair Fávero (2010, 2013, 2018, 2019, 2020). No que se refere à documentação pedagógica e as mini-histórias estão presentes, Júlia Oliveira-Formosinho (2019); Cristine Pascal (2019), Carla Rinaldi (2012) e Paulo Fochi (2015, 2019, 2019a). No processo de análise dos dados coletados durante a pesquisa foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2016), caracterizando-se pela pré-análise, codificação, categorização e inferência. Em síntese, pode-se concluir que o processo de formação continuada vivenciado nesta pesquisa que teve como disparador a produção das mini-histórias possibilitou às professoras participantes observar o cotidiano, registrar as experiências, refletir a prática, documentar e dar continuidade nas propostas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-10-20T13:39:58Z No. of bitstreams: 1 CIGOGNINI.pdf: 2636660 bytes, checksum: 1dd673142101eea9b8b78502b6cd4f72 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-30T17:43:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CIGOGNINI.pdf: 2636660 bytes, checksum: 1dd673142101eea9b8b78502b6cd4f72 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-30T17:43:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CIGOGNINI.pdf: 2636660 bytes, checksum: 1dd673142101eea9b8b78502b6cd4f72 (MD5) Previous issue date: 2023-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprender a Aprenderpt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectPrática Reflexivapt_BR
dc.subjectMini-Históriaspt_BR
dc.titleNarrativas do cotidiano: as mini-histórias no processo de reflexão sobre a formação continuada dos professores da educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIGOGNINI.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.