Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cacciamani, Jackson Luís Martins-
dc.creatorGabriel, Neomar Juliano-
dc.date2023-02-07-
dc.date.accessioned2023-11-22T12:52:19Z-
dc.date.available2023-11-22T12:52:19Z-
dc.date.issued2023-02-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7119-
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC), developed in the graduation course in Chemistry at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS) - Realeza/PR campus, consists of the construction of a qualitative documentary and bibliographical research on the subject batteries, thus seeking to understand how the articles presented in Revista Química Nova na Escola (QNEsc) can contribute to the process of teachers formation in Science Education, especially in Chemistry Education. We analyzed in stages the articles that make up the magazine, being initially analyzed all editions of Revista Química Nova na Escola from 1995 to 2022. Later, we made a time cut from 2012 to 2022. The articles were analyzed inspired by the methodological proposal of Discursive Textual Analysis (DTA) proposed by Moraes and Galiazzi (2006). Therefore, we selected 21 articles that addressed the issue of batteries. We argue about the importance of working on these themes in the classroom articulated with Science Education because it constitutes a proposal for qualitative exploratory analysis.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), foi desenvolvido no curso de graduação em Licenciatura em Química na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Realeza/PR, e consistiu na construção de uma pesquisa qualitativa de cunho documental e bibliográfica acerca do tema pilhas e baterias, buscando assim compreender como os artigos apresentados na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) podem contribuir no processo de formação de professoras e professores em Educação em Ciências, especialmente, Educação Química. Analisamos em etapas os artigos que compõem a revista, sendo que num primeiro momento analisamos todas as edições da Revista Química Nova na Escola desde o ano de 1995 até 2022. Posteriormente, fizemos um recorte de tempo de 2012 a 2022. Os artigos foram analisados inspirados na proposta metodológica da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2006). Por isso, selecionamos 21 artigos que abordavam o tema pilhas e baterias. Argumentamos a respeito da importância de trabalharmos esses temas na sala de aula articulada com a Educação em Ciências porque constitui numa proposta de análise exploratória qualitativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2023-09-21T18:03:01Z No. of bitstreams: 1 GABRIEL.pdf: 667213 bytes, checksum: 36bc8ac645d93182cee04ea9c3c867db (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-11-22T12:52:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GABRIEL.pdf: 667213 bytes, checksum: 36bc8ac645d93182cee04ea9c3c867db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-22T12:52:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIEL.pdf: 667213 bytes, checksum: 36bc8ac645d93182cee04ea9c3c867db (MD5) Previous issue date: 2023-02-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicações acadêmicaspt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.titlePilhas e baterias: o que a Revista Química Nova na Escola vem publicizando no período de 2012 a 2022?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL.pdf651,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.