Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7154
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerrero, Patricia-
dc.creatorTeixeira, Marinete da Luz Pereira-
dc.date2014-
dc.date.accessioned2023-11-23T12:39:54Z-
dc.date.available2023-11-23T12:39:54Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7154-
dc.description.abstractThe central focus of this work is to analyze the possibility of including the topic of traffic as a curricular component in schools, more precisely, in primary education, early years (from the 1st to the 5th year), combined with the idea of ​​full-time education. The investigation seeks to address the transformation of traffic over the years, emphasizing the city of Pato Branco/PR in addition to raising discussions pertinent to full-time education, raising legal documentation on the topic and the Brazilian curricular proposal for education in dialogue with traffic education. It also seeks to show that the theme can have a satisfactory development in terms of teaching-learning based on the National Curricular Parameters - PCN's - and the National Education Guidelines for Traffic in Elementary Education, especially when inserted in the Pedagogical Political Project of schools.pt_BR
dc.description.resumoO foco central deste trabalho é analisar a possibilidade da inserção do tema trânsito como componente curricular nas escolas, mais precisamente, no ensino fundamental, anos iniciais (do 1º ao 5º ano), aliado à ideia de educação em tempo integral. A investigação procura abordar a transformação do trânsito ao longo dos anos, enfatizando a cidade de Pato Branco/PR além de suscitar discussões pertinentes à educação em tempo integral, de levantar documentações legais sobre o tema e a proposta curricular brasileira para a educação no diálogo com a educação para o trânsito. Procura mostrar, também, que o tema pode ter um desenvolvimento satisfatório quanto ao ensino-aprendizagem tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's - e as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental, especialmente quando inserido no Projeto Político Pedagógico das escolas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-10-20T20:22:20Z No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 51435082 bytes, checksum: 4fc9bf0301819a3ab38f3d78e92a28f3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-11-23T12:39:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 51435082 bytes, checksum: 4fc9bf0301819a3ab38f3d78e92a28f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-23T12:39:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 51435082 bytes, checksum: 4fc9bf0301819a3ab38f3d78e92a28f3 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectTráfego rodoviáriopt_BR
dc.titleCurrículo escolar e temas transversais: a educação para o trânsitopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Tempo Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEIXEIRA.pdf50,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.