Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Guerrero, Patricia | - |
dc.creator | Teixeira, Marinete da Luz Pereira | - |
dc.date | 2014 | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-23T12:39:54Z | - |
dc.date.available | 2023-11-23T12:39:54Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7154 | - |
dc.description.abstract | The central focus of this work is to analyze the possibility of including the topic of traffic as a curricular component in schools, more precisely, in primary education, early years (from the 1st to the 5th year), combined with the idea of full-time education. The investigation seeks to address the transformation of traffic over the years, emphasizing the city of Pato Branco/PR in addition to raising discussions pertinent to full-time education, raising legal documentation on the topic and the Brazilian curricular proposal for education in dialogue with traffic education. It also seeks to show that the theme can have a satisfactory development in terms of teaching-learning based on the National Curricular Parameters - PCN's - and the National Education Guidelines for Traffic in Elementary Education, especially when inserted in the Pedagogical Political Project of schools. | pt_BR |
dc.description.resumo | O foco central deste trabalho é analisar a possibilidade da inserção do tema trânsito como componente curricular nas escolas, mais precisamente, no ensino fundamental, anos iniciais (do 1º ao 5º ano), aliado à ideia de educação em tempo integral. A investigação procura abordar a transformação do trânsito ao longo dos anos, enfatizando a cidade de Pato Branco/PR além de suscitar discussões pertinentes à educação em tempo integral, de levantar documentações legais sobre o tema e a proposta curricular brasileira para a educação no diálogo com a educação para o trânsito. Procura mostrar, também, que o tema pode ter um desenvolvimento satisfatório quanto ao ensino-aprendizagem tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's - e as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental, especialmente quando inserido no Projeto Político Pedagógico das escolas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-10-20T20:22:20Z No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 51435082 bytes, checksum: 4fc9bf0301819a3ab38f3d78e92a28f3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-11-23T12:39:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 51435082 bytes, checksum: 4fc9bf0301819a3ab38f3d78e92a28f3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-23T12:39:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 51435082 bytes, checksum: 4fc9bf0301819a3ab38f3d78e92a28f3 (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Tráfego rodoviário | pt_BR |
dc.title | Currículo escolar e temas transversais: a educação para o trânsito | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Tempo Integral |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TEIXEIRA.pdf | 50,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.