Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7167
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Ruaro, Dirceu Antonio-
dc.creatorTodescatto, Claudia-
dc.date2014-
dc.date.accessioned2023-11-23T13:42:03Z-
dc.date.available2023-11-23T13:42:03Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7167-
dc.description.abstractThis research had as its main research objective the role of School Management (direction) in Full-Time Education following Coelho's theories; Anísio Teixeira and Demerval Saviani, among others. The specific objectives are: Present the historical evolution of full-time education; Conceptualize full-time education according to the theory of: Mota, Galian and Sampaio, Mattos, Coelho and, in the end, identify the main challenges faced by school managers in the face of full-time education today. The methodology used was through qualitative research and the bibliographic method based on publications of books and magazines specializing in education, in addition to many articles available on the internet. The research concluded that the main challenges faced by managers in today's full-time education are not the fact that the school needs democratic management and adapting to current times. In other words, democratic management may be the best way to ensure that educational objectives are directed towards training, understanding that all subjects involved in the educational process must commit to it and act.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como principal objetivo de pesquisa o papel da Gestão Escolar (direção) na Educação de Tempo Integral seguindo as teorias de Coelho; Anísio Teixeira e Demerval Saviani, entre outros. E os objetivos específicos são: Apresentar a evolução histórica da educação em tempo integral; Conceituar a educação em tempo integral segundo a teoria de: Mota, Galian e Sampaio, Mattos, Coelho e ao final Identificar os principais desafios do gestor escolar frente a educação de tempo integral na atualidade. A metodologia utilizada foi por meio da pesquisa qualitativa e o método bibliográfico baseada em publicações de livros e revistas especializadas em educação, além de muitos artigos disponíveis na internet. A pesquisa concluiu que os principais desafios do gestor frente a educação de tempo integral na atualidade está no fato de que a escola precisa de uma gestão democrática e se adaptar a atualidade. Ou seja, a gestão democrática pode ser a melhor maneira de conseguir que os objetivos educacionais sejam voltados à formação, entende-se assim que todos os sujeitos envolvidos com o processo educacional devem com ele comprometer-se e atuar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-10-25T16:29:14Z No. of bitstreams: 1 TODESCATTO.pdf: 70060592 bytes, checksum: 20e061ef4a8b1211b2f234ede3541357 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-11-23T13:42:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TODESCATTO.pdf: 70060592 bytes, checksum: 20e061ef4a8b1211b2f234ede3541357 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-23T13:42:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TODESCATTO.pdf: 70060592 bytes, checksum: 20e061ef4a8b1211b2f234ede3541357 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectAdministração da educaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da educaçãopt_BR
dc.titleA gestão escolar e educação de tempo integralpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Integral

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TODESCATTO.pdf68,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.