Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Grezzana, José Francisco-
dc.creatorRibas, Camila Suzani-
dc.date2014-
dc.date.accessioned2023-11-23T18:23:19Z-
dc.date.available2023-11-23T18:23:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7201-
dc.description.abstractThe purpose of this work was to investigate the trajectory of integral education in the municipality of Coronel Vivida, from its implementation to the present day. A brief historical contextualization of full-time education was carried out and some experiences in Brazil and Paraná were mentioned; to then report on comprehensive education in the municipality of Vivid and the comparison with experiences already carried out. Finally, Gramsci's ideas were presented, going through the unitary school and omnilateral training, confronting the experience of Coronel Vivida. With this, it is concluded that it is important for the municipality to install a broad process of reflexivity and discuss with everyone involved (society in general) about the type of man who wants to graduate, to project an education that has an effective commitment to a practice emancipatory and democratic.pt_BR
dc.description.resumoO propósito deste trabalho foi investigar a trajetória da educação integral no municipio de Coronel Vivida, desde sua implantação até os dias atuais. Foi realizada uma breve contextualização histórica da educação em tempo integral e mencionadas algumas experiências no Brasil e no Paraná; para então relatar a educação integral no municipio vividense e a comparação com as experiências já realizadas. Por fim, foram apresentadas as ideias de Gramsci, passando pela escola unitária e formação onilateral confrontando com a experiência de Coronel Vivida. Com isso, conclui-se que é importante que o municipio instale um amplo processo de reflexibilidade e discuta com todos os envolvidos (sociedade em geral) sobre o tipo de homem que quer se formar, que projetem numa educação que tenha compromisso efetivo com uma prática emancipatória e democrática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-11-03T18:58:36Z No. of bitstreams: 1 RIBAS.pdf: 35055290 bytes, checksum: 0d895015de0b0494cce1e98ce0438b75 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-11-23T18:23:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIBAS.pdf: 35055290 bytes, checksum: 0d895015de0b0494cce1e98ce0438b75 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-23T18:23:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIBAS.pdf: 35055290 bytes, checksum: 0d895015de0b0494cce1e98ce0438b75 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectCoronel Vivida (PR)pt_BR
dc.titleEducação em tempo integral de Coronel Vivida/PR: caminhos, descaminhos e possibilidades na perspectiva Gramscianapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBAS.pdf34,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.