Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Finger-Kratochvil, Claudia-
dc.contributor.referee1Ferrari Neto, José-
dc.contributor.referee2Souza, Ana Cláudia de-
dc.creatorGonçalves, Juliana Vinhas-
dc.date2023-11-13-
dc.date.accessioned2023-12-15T12:27:23Z-
dc.date.available2023-12-15-
dc.date.available2023-12-15T12:27:23Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7240-
dc.description.abstractLearning is a process, a pathway with many journeys and it is normally not natural or spontaneous, it needs to be taught and stimulated. Each step of the reading will demand cognitive resources to achieve the main goal: the comprehension. Thus, text-intrinsic factors might require different levels of cognitive effort and, consequently, influence in comprehension. Because of this, in this research, having exploratory and descriptive character, the text receives highlight: the intention is to analyze some of its attributes, which may impact in the intelligibility and comprehension, such as lexical aspects and syntactic ones. To do so, children and young people books were chosen, written in Brazilian Portuguese, supposedly addressed to readers who are in the initial phase of literacy (around seven years old). Another cutout was the option for books which, somehow, represent issues related to inclusion of disabled people. Thus, the choice was made by books with characters with Trisomy 21. The corpus is integrated by 23 books. The goal of this research is to analyze the characteristics of language used in the texts of children and young people literature (written in Brazilian Portuguese or translated ones) with Trisomy 21, considering indicators of lexical density, syntactic complexity and vocabulary, in order to contribute to studies of reading comprehension. With this purpose, having as basement the pedagogic lexicography and applied psycholinguistic, we aimed at identifying and analyzing the vocabulary used. In order to corroborate with the aspects of the studied lexical items selection, the lexical density and syntactic complexity were calculated in the corpus based on Eggins’ (2004) theory, from Systemic-Functional Theory to, this way, present the characteristics of language verified in the books. The results raised from data and analysis implemented corroborate to consolidate the thesis that the three factors, hereby studied, are important indicators to estimate of the intelligibility (readability) and the complexity of processes in reading comprehension. In its set, it is possible to realize that the books might result in different impacts to reading comprehension, depending on the level of cognitive effort and processing required, taking into account linguistic and socio psycholinguistic aspects. Thus, at least part of these books must be taken into account in choosing and using this set of books.pt_BR
dc.description.resumoAprender a ler é um processo, um caminho com muitos percursos e que normalmente não é natural ou espontâneo, necessita ser ensinado e estimulado. Cada etapa da leitura demanda recursos cognitivos para atingir o objetivo principal: a compreensão. Assim, fatores intrínsecos ao texto podem requerer diferentes níveis de esforço cognitivo e, consequentemente, influenciar na compreensão. Por isso, nesta pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, o texto recebe destaque: a intenção é analisar alguns de seus atributos os quais podem impactar na inteligibilidade e compreensão, como os aspectos lexicais e os sintáticos. Para tanto, foram escolhidos livros das categorias infantil e infantojuvenil, em português brasileiro, supostamente endereçados a leitores em fase inicial de alfabetização e literacia (com idade em torno dos sete anos). Outro recorte foi a opção por livros que, de algum modo, apresentassem questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência. Desta forma, a escolha foi por obras com personagens com a Trissomia do Cromossomo 21. Integram o corpus de análise 23 livros. O objetivo do trabalho é analisar as características da linguagem utilizada nos textos de livros de literatura infantil e infantojuvenil (em português brasileiro, originais ou traduzidos) com personagens com a Trissomia do Cromossomo 21, considerando indicadores de densidade lexical, complexidade sintática e vocabulário, a fim de contribuir para os estudos de (compreensão em) leitura. Com esse propósito, tendo por embasamento a lexicografia pedagógica e a psicolinguística aplicada, buscou-se identificar e analisar o vocabulário empregado. A fim de corroborar com os aspectos da seleção dos itens lexicais estudados, calcularam-se a densidade lexical e a complexidade sintática dos textos do corpus com base na proposta de Eggins (2004) a partir da Teoria Sistêmico-Funcional para, então, se apresentar as características da linguagem verificadas nos textos dos livros. Os resultados advindos do levantamento de dados e análise empreendida corroboram para consolidar a tese de que os três fatores, ora estudados, são indicativos importantes para estimar a inteligibilidade (leiturabilidade) e a complexidade dos processos de compreensão em leitura. No seu conjunto, é possível perceber que as obras podem resultar em diferentes impactos à compreensão em leitura, a depender do nível de esforço cognitivo e processamento exigido, observando-se aspectos linguísticos e sociopsicolinguísticos. Desta forma, ao menos parte destes livros necessita da mediação de um leitor mais experiente, o que deve ser levado em conta na escolha e utilização desse conjunto de obras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-12-15T11:35:20Z No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 5916823 bytes, checksum: f8a796e6bacb91ea03a781ae9ad8f6ca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-12-15T12:27:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 5916823 bytes, checksum: f8a796e6bacb91ea03a781ae9ad8f6ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-15T12:27:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 5916823 bytes, checksum: f8a796e6bacb91ea03a781ae9ad8f6ca (MD5) Previous issue date: 2023-11-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleA linguagem de livros infantis e infantojuvenis com personagens com a trissomia do cromossomo 21: estudo de alguns aspectos sociopsicolinguísticos da construção dos textospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GONÇALVES.pdf5,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.