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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fraga, Gerson Wasen-
dc.contributor.referee1Valério, Mairon Escorsi-
dc.contributor.referee2Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.creatorOliveira, Vinícius Fruscalso Maciel de-
dc.date2023-11-29-
dc.date.accessioned2024-01-26T15:10:36Z-
dc.date.available2024-01-15-
dc.date.available2024-01-26T15:10:36Z-
dc.date.issued2023-11-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7274-
dc.description.abstractThe general objective of the work was to problematize the role of the audiovisual production company Brasil Paralelo (BP) in the context of the rise of the Brazilian extreme right in the 21st century (2013-2023). To achieve this objective, we reflect on the extreme right in Brazil since the founding of the Brazilian Integralist Action (AIB) in 1932 by the journalist Plínio Salgado, through the Popular Representation Party, ostracism until the democratic opening, its resurgence with the Party of Rebuilding of the National Order (PRONA) in 1989 and its enormous rise in the last decade (2013-2022) starting with the June Days of 2013 and having former president Jair Messias Bolsonaro as its leader. Furthermore, we discuss issues relating to three fundamental concepts for understanding far-right movements: fascism, neo-fascism and post-fascism. To understand the phenomenon ontologically, we elucidate issues related to communication and identities in the contemporary world for the dissemination/reproduction of Bolsonarist ideology through digital social networks. The main ideologue of Bolsonarism is Olavo de Carvalho, and that is why we reserved part of the work to comment on his life and work. It was necessary to analyze the three documentaries from this company that make up the Pátria Educadora trilogy to establish relationships between audiovisuals and Bolsonarism. The three documentaries are: The End of History; By the prophet's beard; and War on Intelligence. The trilogy has as its central theme public education in contemporary Brazil. We demonstrate the company's trajectory from its founding in 2016 to the present day, as well as its relations with Bolsonarism.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral do trabalho foi o de problematizar o papel da produtora audiovisual Brasil Paralelo (BP) no contexto da ascensão da extrema-direita brasileira no século XXI (2013-2023). Para concretizar tal objetivo, refletimos sobre a extrema-direita no Brasil desde a fundação da Ação Integralista Brasileira (AIB) em 1932 pelo jornalista Plínio Salgado, passando pelo Partido de Representação Popular, o ostracismo até a abertura democrática, seu ressurgimento com o Partido de Reedificação da Ordem Nacional (PRONA) em 1989 e sua enorme ascensão na última década (2013-2022) a partir das Jornadas de Junho de 2013 e tendo como seu líder o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Além disso, discutimos questões relativas a três conceitos fundamentais para a compreensão de movimentos de extrema-direita: fascismo, neofascismo e pós-fascismo. Para compreender o fenômeno de forma ontológica, elucidamos questões relativas à comunicação e identidades no mundo contemporâneo para divulgação/reprodução de ideologia bolsonarista através das redes sociais digitais. O principal ideólogo do bolsonarismo é Olavo de Carvalho, e por isso reservamos parte do trabalho para comentar sua vida e obra. Foi necessário fazermos uma análise dos três documentários de tal empresa que compõem a trilogia Pátria Educadora para estabelecermos relações entre os audiovisuais e o bolsonarismo. Os três documentários são: O fim da História; Pelas barbas do profeta; e Guerra contra a inteligência. A trilogia possui como tema central a educação pública no Brasil contemporâneo. Demonstramos a trajetória da empresa desde a sua fundação em 2016 até os diais atuais, bem como as suas relações com o bolsonarismo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-01-24T12:10:36Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 2584595 bytes, checksum: 5aaa36aa4e8846e6917f51b2c2198c95 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-01-26T15:10:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 2584595 bytes, checksum: 5aaa36aa4e8846e6917f51b2c2198c95 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-26T15:10:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 2584595 bytes, checksum: 5aaa36aa4e8846e6917f51b2c2198c95 (MD5) Previous issue date: 2023-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBolsonarismopt_BR
dc.subjectBrasil Paralelopt_BR
dc.subjectExtrema-direitapt_BR
dc.subjectPátria Educadorapt_BR
dc.subjectRedes sociais digitaispt_BR
dc.titleA Brasil paralelo e o bolsonarismo: uma análise a partir da trilogia Pátria Educadorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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