Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pulga, Vanderléia Laodete-
dc.contributor.advisor-co1Schneider, Fabiana-
dc.contributor.referee1Pulga, Vanderleia Laodete-
dc.contributor.referee2Schneider, Fabiana-
dc.contributor.referee3Oliveira, Francine Feltrin De-
dc.contributor.referee4Maraschin, Renata-
dc.creatorGallina, Bruna Fátima-
dc.date2023-
dc.date.accessioned2024-02-15T16:55:04Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2024-02-15T16:55:04Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7343-
dc.description.abstractThe study aimed to problematize the care practices from the therapeutic itinerary of a child as a guide user. This is a qualitative research-intervention that happened from April to December 2022, where open individual and group interviews were conducted with users, health workers and the school where the child studies, in order to understand the modes of care instituted in the municipal care network in the face of child psychological suffering. The content analysis was based on the hermeneutic reading of the narratives, intertwining them with the theoretical referential. The use of the guide-user was evidenced as a powerful strategy of care and analysis of complex cases in the network, as well as the strengthening of intersectoriality. In the work with childhood, the importance of the inter-human encounter in care is highlighted for the support of interventions based on listening to the singularity and subjectivity of children and families.pt_BR
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo problematizar as práticas de cuidado desde o itinerário terapêutico de uma criança como usuária-guia. Trata-se de uma pesquisa-intervenção de caráter qualitativo transcorrida no período de abril a dezembro de 2022, onde realizou-se entrevistas abertas individuais e grupais com usuários, trabalhadores da saúde e da escola onde a criança estuda, a fim de compreender os modos de cuidado instituídos na rede de atenção municipal diante do sofrimento psíquico infantil. A análise de conteúdo se deu a partir da leitura hermenêutica das narrativas entrelaçando-as ao referencial teórico. Evidenciou-se o uso do usuário-guia como potente estratégia de cuidado e de reconhecimento subjetivo e no fortalecimento da intersetorialidade. Destaca-se, no trabalho com a infância, a importância do encontro inter humano no cuidado para a sustentação de intervenções pautadas na escuta da singularidade e subjetividade das crianças e familiares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2024-02-06T20:24:19Z No. of bitstreams: 1 Bruna Fátima Gallina.pdf: 1435609 bytes, checksum: d9e1a34b0dfcf8bd612ce70f649f6b53 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-02-15T16:55:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Bruna Fátima Gallina.pdf: 1435609 bytes, checksum: d9e1a34b0dfcf8bd612ce70f649f6b53 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-15T16:55:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruna Fátima Gallina.pdf: 1435609 bytes, checksum: d9e1a34b0dfcf8bd612ce70f649f6b53 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Passo Fundopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.titleA criança em sofrimento psíquico na rede de atenção à saúde em município gaúcho: reflexões a partir de um usuário-guiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Residência Multiprofissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Fátima Gallina.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.