Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7343
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Pulga, Vanderléia Laodete-
dc.contributor.advisor-co1Schneider, Fabiana-
dc.contributor.referee1Pulga, Vanderleia Laodete-
dc.contributor.referee2Schneider, Fabiana-
dc.contributor.referee3Oliveira, Francine Feltrin De-
dc.contributor.referee4Maraschin, Renata-
dc.creatorGallina, Bruna Fátima-
dc.date2023-
dc.date.accessioned2024-02-15T16:55:04Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2024-02-15T16:55:04Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7343-
dc.description.abstractThe study aimed to problematize the care practices from the therapeutic itinerary of a child as a guide user. This is a qualitative research-intervention that happened from April to December 2022, where open individual and group interviews were conducted with users, health workers and the school where the child studies, in order to understand the modes of care instituted in the municipal care network in the face of child psychological suffering. The content analysis was based on the hermeneutic reading of the narratives, intertwining them with the theoretical referential. The use of the guide-user was evidenced as a powerful strategy of care and analysis of complex cases in the network, as well as the strengthening of intersectoriality. In the work with childhood, the importance of the inter-human encounter in care is highlighted for the support of interventions based on listening to the singularity and subjectivity of children and families.pt_BR
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo problematizar as práticas de cuidado desde o itinerário terapêutico de uma criança como usuária-guia. Trata-se de uma pesquisa-intervenção de caráter qualitativo transcorrida no período de abril a dezembro de 2022, onde realizou-se entrevistas abertas individuais e grupais com usuários, trabalhadores da saúde e da escola onde a criança estuda, a fim de compreender os modos de cuidado instituídos na rede de atenção municipal diante do sofrimento psíquico infantil. A análise de conteúdo se deu a partir da leitura hermenêutica das narrativas entrelaçando-as ao referencial teórico. Evidenciou-se o uso do usuário-guia como potente estratégia de cuidado e de reconhecimento subjetivo e no fortalecimento da intersetorialidade. Destaca-se, no trabalho com a infância, a importância do encontro inter humano no cuidado para a sustentação de intervenções pautadas na escuta da singularidade e subjetividade das crianças e familiares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2024-02-06T20:24:19Z No. of bitstreams: 1 Bruna Fátima Gallina.pdf: 1435609 bytes, checksum: d9e1a34b0dfcf8bd612ce70f649f6b53 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-02-15T16:55:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Bruna Fátima Gallina.pdf: 1435609 bytes, checksum: d9e1a34b0dfcf8bd612ce70f649f6b53 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-15T16:55:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruna Fátima Gallina.pdf: 1435609 bytes, checksum: d9e1a34b0dfcf8bd612ce70f649f6b53 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Passo Fundopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.titleA criança em sofrimento psíquico na rede de atenção à saúde em município gaúcho: reflexões a partir de um usuário-guiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Residência Multiprofissional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Bruna Fátima Gallina.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.