Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voltolini, Caroline Heinig-
dc.creatorSteinke, Elsa-
dc.date2023-11-24-
dc.date.accessioned2024-03-12T17:33:23Z-
dc.date.available2024-03-12T17:33:23Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7407-
dc.description.abstractThe present work presented to the Course of Biological Sciences at the Federal University of the Southern Border, Campus of Realeza, consists of a bibliographical review, with the objective of seeking to understand the relationships between Environmental Education and Composting, based on actions developed in formal and informal spaces, and recorded in the literature. As well as indicating which didactic strategies would be possible to be put into practice and could provide engagement of the population of Realeza/PR, since the municipality already carries out in urban areas, the collection of organic waste and public composting. The interest in the research resulted from the curiosity to understand how Environmental Education is worked and seen in the school space, as well as to understand the composting process. Since solid organic waste (food leftovers, peels, pits, spoiled food, garden waste, cut grass, pruning, etc.) are constantly produced, and when not properly disposed of and mixed with other waste, they can cause problems to the environment, such as; greenhouse effect increase, pollution, flooding, landslides, among others. An ecologically correct way to return this waste to nature is through composting, a form of biological decomposition of organic matter in the presence of oxygen or vermicomposting in the presence of annelids. The methodology used involved a search on the Capes Periodicals platform (period 2020 to 2023), of a qualitative nature, involving bibliographic research. 16 articles were reached for analysis, the Textual Discourse Analysis (ATD) method was used (MORAES AND GALIAZZI, 2016), a process carried out starting from three moments; unitarization, categorization, in this process, initially 5 initial categories emerged, 12 intermediate and 4 final categories emerged for tabulation, producing new understandings. Thus, four categories of analysis; "What do the articles express about the Legislation, Principles and Objectives of EA in human formation?", the second category was "EA in the school context", the third category established was; "Practices in EA and the importance of community awareness" and the last "Relations between EA and Composting." The results point to considerations making it clear that there are laws that support the environmental issue, and that its development in the school space, has objectives aimed at raising awareness of people and improving the environment, that working it in a more playful and practical way such as the construction of a compost bin, would be a way of environmental education being worked in an interdisciplinary way. That Environmental Education can reach rural and urban areas, bringing benefits to all social classes and especially to the Environment. However, it is necessary to invest in continuing education of teachers in relation to the theme.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresentado ao Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Realeza, consiste em uma revisão bibliográfica, com o objetivo de buscar compreender as relações entre Educação Ambiental e Compostagem, com base em ações desenvolvidas em espaços formais e espaços não-formais, e registradas na literatura. Bem como indicar quais estratégias didáticas seriam possíveis de serem colocadas em prática e poderiam proporcionar engajamento da população de Realeza/PR, visto que o município já realiza em áreas urbanas, o recolhimento dos resíduos orgânicos e a compostagem pública. O interesse pela pesquisa resultou da curiosidade em compreender como a Educação Ambiental é trabalhada e vista no espaço escolar, como também compreender o processo de compostagem. Visto que os resíduos sólidos orgânicos (restos de alimentos, cascas, caroços, alimentos estragados, resíduos de jardim, grama cortada, poda, etc.) são produzidos constantemente, e quando não dado o destino correto de descarte e misturados a outros resíduos, podem gerar problemas ao meio ambiente, como; aumento do efeito estufa, poluição, alagamentos, desmoronamentos, dentre outros. Uma maneira ecologicamente correta de devolver esse resíduo na natureza é pela compostagem, uma forma de decomposição biológica de matéria orgânica pela presença de oxigênio ou pela vermicompostagem com a presença de anelídeos. A metodologia utilizada envolveu busca na plataforma Capes Periódicos (período 2020 à 2023), do tipo qualitativa, envolvendo levantamento bibliográfico. Chegou-se em 16 artigos para análise, utilizou-se o método de Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES E GALIAZZI, 2016), um processo realizado partindo de três momentos; a unitarização, categorização, neste processo surgiu primeiramente as categorias iniciais 5, as intermediárias 12 e emergiu as 04 categorias finais para tabulação, produzindo novas compreensões. Assim, quatro categorias de análise; O que os artigos expressam sobre a Legislação, Princípios e Objetivos da EA na formação humana?”, a segunda categoria foi “A EA no contexto escolar”, a terceira categoria estabelecida foi; “Práticas em EA e a importância da sensibilização da comunidade” e a última “Relações entre a EA e a Compostagem.” Os resultados apontam para considerações deixando claro que existe leis que dão suporte a questão ambiental, e que seu desenvolvimento no espaço escolar, possui objetivos voltados à conscientização das pessoas e melhoria do meio ambiente, que o trabalhar de forma mais lúdica e prática como a construção de composteira, seria uma maneira da educação ambiental ser trabalhada de forma interdisciplinar. Que a Educação Ambiental pode atingir regiões rurais e urbanas, levando benefícios a todas as classes sociais e principalmente ao Meio Ambiente. Porém é necessário investir em formação continuada dos professores em relação à temática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2024-03-05T00:40:25Z No. of bitstreams: 1 STEINKE.pdf: 1006066 bytes, checksum: eb3e4fcea7583af4ccef516404b67541 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-03-12T17:33:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 STEINKE.pdf: 1006066 bytes, checksum: eb3e4fcea7583af4ccef516404b67541 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-12T17:33:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STEINKE.pdf: 1006066 bytes, checksum: eb3e4fcea7583af4ccef516404b67541 (MD5) Previous issue date: 2023-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos orgânicospt_BR
dc.subjectCompostagempt_BR
dc.titleCompostagem e educação ambiental: um olhar para a literaturapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STEINKE.pdf982,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.