Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Labes, Emerson Moisés-
dc.contributor.referee1Reis, Marcos Roberto dos-
dc.contributor.referee2Deimling, Moacir Francisco-
dc.creatorSchabarum, Luiz Felipe Merisio-
dc.date2023-12-05-
dc.date.accessioned2024-04-10T19:17:22Z-
dc.date.available2024-03-21-
dc.date.available2024-04-10T19:17:22Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7489-
dc.description.abstractSports marketing is a widely used tool by companies to promote their brand, product, or service, using sports as a means of communication with their target audience. This study aims to analyze the perceived value creation resulting from sports sponsorship of a indoor soccer club in the city of São Carlos, Santa Catarina, Brazil – the São Carlos Futsal Association (ASCF). With a qualitative approach, the research data were collected through document analysis, social media content review, and conversations with members of the association's board. Semi-structured interviews were also conducted with managers from five companies that sponsor the ASCF, with the central information being recorded by the researcher, transcribed, and synthesized in line with the research objectives. The study concluded that sponsorship is the primary sports marketing activity of the ASCF, with 19 sponsors identified, most of which are local family- owned businesses. Social media and printed media are the main channels of promotion used by the association, where they feature their sponsors' logos on team jerseys and in these spaces. Company managers sponsor the local indoor soccer team primarily motivated by the desire to support a community organization and to associate their brand as a supporter of sports. Key outcomes mentioned include brand visibility and customer loyalty. The study provides practical insights relevant to the ASCF's board regarding strategies for attracting sponsors in future seasons. It also proposes a series of actions that can contribute to strengthening the local and regional sports system, resulting in better outcomes for all involved parties.pt_BR
dc.description.resumoO marketing esportivo é um instrumento muito utilizado pelas empresas para promover sua marca, produto ou serviço, utilizando-se do esporte como canal de comunicação com seu público-alvo. Este estudo tem por objetivo analisar a percepção de criação de valor gerada a partir do patrocínio esportivo a um clube de futebol de salão (futsal) da cidade de São Carlos – SC, a Associação São Carlos Futsal (ASCF). Com abordagem qualitativa, os dados da pesquisa foram coletados a partir de pesquisa documental, consulta às redes sociais e conversas com membros da diretoria. Entrevistas semiestruturadas também foram aplicadas com gestores de cinco empresas patrocinadores da ASCF, cujas informações centrais foram anotadas pelo pesquisador, transcritas e sintetizadas conforme os objetivos da pesquisa. Foi possível concluir que o patrocínio é a principal ação de marketing esportivo da ASCF, sendo mapeados 19 patrocinadores, a maioria deles empresas familiares locais. As redes sociais e os meios de comunicação impressos são a principal forma de divulgação utilizada pela associação, que divulga as marcas de seus patrocinadores nesses espaços e nas camisas do time. Os gestores das empresas patrocinam o time de futsal local motivados principalmente pelo desejo de apoiar uma entidade da comunidade, e pela intenção de vincular a marca como apoiadora do esporte. Como principais retornos, são mencionados a visibilidade da marca e a fidelização dos clientes. O estudo traz contribuições práticas relevantes para a diretoria da ASCF em questões relacionadas a estratégias para alcance de patrocinadores para as futuras temporadas, propondo ainda uma série de ações capazes de contribuir com o fortalecimento do sistema esportivo local e regional, gerando melhores resultados para todos os envolvidos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-03-21T14:01:19Z No. of bitstreams: 1 SCHABARUM.pdf: 1792603 bytes, checksum: aae42f7fd36b4c739c1445277194af30 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-04-10T19:17:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHABARUM.pdf: 1792603 bytes, checksum: aae42f7fd36b4c739c1445277194af30 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-10T19:17:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHABARUM.pdf: 1792603 bytes, checksum: aae42f7fd36b4c739c1445277194af30 (MD5) Previous issue date: 2023-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing estratégicopt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectPatrocíniopt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.titleMarketing esportivo: um estudo de caso sobre a Associação São Carlos Futsalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHABARUM.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.