Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Claudecir dos-
dc.contributor.advisor-co1Matiello, Alexandre Mauricio-
dc.contributor.referee1Sartori, Ari José-
dc.contributor.referee2Pelegrini, Camila-
dc.creatorPauli, Alexandre-
dc.date2023-12-20-
dc.date.accessioned2024-04-11T11:52:12Z-
dc.date.available2024-03-14-
dc.date.available2024-04-11T11:52:12Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7495-
dc.description.abstractThe central objective of this undergraduate thesis is to comprehend, based on the organization and configuration of Sociology textbooks (before and after the High School Reform Law No. 13,415/2017), the epistemic and pedagogical possibilities for Sociology Education in Brazil. To achieve this central objective, the trajectory of the Sociology discipline in the High School curriculum in Brazil was revisited, considering its institutionalization and intermittencies. Subsequently, it became necessary to analyze the National Textbook Program, particularly Sociology textbooks, introduced in 2008, and how this inclusion reflects in the production of textbooks and the teaching of the discipline in High Schools. It was deemed essential to discuss the structuring of the New High School, according to the propositions of the National Common Curricular Base for the area of Humanities and Applied Social Sciences, where the integration of the Sociology discipline occurs. The High School Reform also had an impact on the production of textbooks, and starting in 2021, the disciplinary Sociology book ceases to exist, and Sociology content becomes part of the interdisciplinary book of Humanities and Applied Social Sciences. To assess possible changes in the approach to conceptual categories from editions of the disciplinary Sociology book to the interdisciplinary book of Humanities, an analysis of content was conducted. A textbook from each edition of the program was selected for comparison to identify possible modifications in the production of the works. To operationalize the analysis, categories and subcategories from the Social Sciences areas of Sociology, Anthropology, and Political Science were listed. After the analysis of textbooks, categories, and subcategories, observations, changes, reductions, and alterations in the way thematic categories evolved in the production trajectory of Sociology textbooks are described.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central compreender, a partir da organização e configuração dos livros didáticos de Sociologia (antes e após a Reforma do Ensino Médio Lei nº 13.415/2017), as possibilidades epistêmicas e pedagógicas para o Ensino de Sociologia no Brasil. Para atender o objetivo central, foi retomada a trajetória da disciplina de Sociologia na grade curricular do Ensino Médio no Brasil; sua institucionalização e intermitências. Posteriormente, se fez necessário analisar o Programa Nacional do Livro Didático, em especial dos livros didáticos de Sociologia, cuja inserção acontece a partir do ano 2008 e como esta inclusão reflete na produção dos livros e no ensino da disciplina nas escolas do Ensino Médio. Se julgou essencial, dissertar sobre a estruturação do Novo Ensino Médio, de acordo com as proposições da Base Nacional Comum Curricular para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; área onde ocorre a integração da disciplina de Sociologia. A reforma do Ensino Médio também causou reflexo na produção do livro didático e a partir de 2021 o livro disciplinar de Sociologia deixa de existir e conteúdos de Sociologia passam a integrar o livro interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No sentido de verificar se houve possíveis mudanças e alterações na abordagem de categorias conceituais nas edições do livro disciplinar de Sociologia para o livro interdisciplinar de Ciências Humanas, foi realizada através da análise de conteúdo sobre a seleção de um livro didático de cada edição do programa para comparar e apontar possíveis modificações na produção das obras. Para operacionalizar a análise foram elencadas categorias e subcategorias das Ciências Sociais das áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Após o percurso de análise dos livros didáticos, categorias e subcategorias, são descritas observações, mudanças, reduções e alterações na forma como as categorias temáticas foram se conformando nessa trajetória de produção dos livros didáticos de Sociologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-03-14T12:12:47Z No. of bitstreams: 1 PAULI.pdf: 2137253 bytes, checksum: b6a44af6bbc01e7d294298fae9fef5bc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-04-11T11:52:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAULI.pdf: 2137253 bytes, checksum: b6a44af6bbc01e7d294298fae9fef5bc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-11T11:52:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAULI.pdf: 2137253 bytes, checksum: b6a44af6bbc01e7d294298fae9fef5bc (MD5) Previous issue date: 2023-12-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleO ensino da sociologia no Brasil e o novo ensino médio (NEM): uma análise a partir dos livros didáticos de sociologiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULI.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.