Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7515
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorBatista, Aline Pagnonceli-
dc.creatorLima, Barbara Grace Tobaldini de-
dc.date.accessioned2024-04-12T13:45:41Z-
dc.date.available2024-04-12T13:45:41Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.citation.volume17pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage20pt_BR
dc.identifier.issn1982-5935pt_BR
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7515-
dc.description.abstractWithin the educational process, one of the main phenomena that occurs and is gaining more and more prominence is the assessment of learning. Each author may describe assessment in a certain way, but its relevance for teaching and learning processes is undeniable. Much is said about the conceptions that teachers have about assessment, and data shows that there is a discrepancy between teachers' statements and their practices. Thus, considering the extreme importance that evaluation has for the pedagogical environment, the project that originated this work had as its main objective to identify the practices and evaluation instruments used by teachers and relate them to their experiences and understandings. To this end, semi-structured interviews were carried out with the six teachers who work in elementary school, and the material was analyzed using Discursive Textual Analysis (ATD). Eight final categories emerged from this process, but for this article we selected two final categories to develop and present their results. Based on the theoretical foundation based on Luckesi, Hoffman, Perrenoud, Sanmartí and Sant'anna, it was possible to verify that despite knowing the potential to regulate their own pedagogical practice, teachers they try to deal with the aversion that students have towards assessment, which may be the result of teachers' own choices and attitudes, combined with the current punitive and classificatory system itself.pt_BR
dc.description.resumoDentro do processo educativo, um dos principais fenômenos que ocorrem e que vêm ganhando cada vez mais destaque é a avaliação da aprendizagem. Cada autor pode descrever a avaliação de uma determinada maneira, sendo incontestável a sua relevância para os processos de ensino e de aprendizagem. Muito se fala sobre as concepções que os professores possuem sobre a avaliação, ainda que determinados dados mostrem que há uma discrepância entre as suas falas e as suas práticas. Dessa forma, considerando a extrema importância que a avaliação possui para o ambiente pedagógico, o projeto que originou este trabalho teve como principal objetivo identificar as práticas e instrumentos avaliativos utilizados pelos professores e relacioná-los às suas vivências e compreensões. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os seis professores que atuam no Ensino Fundamental, cuja investigação do material foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Deste processo, emergiram oito categorias finais, sendo selecionadas, neste artigo, apenas duas delas para desenvolver e apresentar seus resultados. A partir da fundamentação teórica baseada em Luckesi, Hoffman, Perrenoud, Sanmartí e Sant’anna, foi possível constatar que, apesar de conhecerem as potencialidades para regular a própria prática pedagógica, os professores tentam lidar com a aversão que os alunos possuem sobre a avaliação, que pode ser fruto das próprias escolhas e atitudes dos docentes, aliada ao próprio sistema punitivo e classificatório vigente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2024-04-04T23:08:22Z No. of bitstreams: 1 PAGNONCELI.pdf: 340515 bytes, checksum: e435fb422692cdc5168f91c130d99420 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-04-12T13:45:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAGNONCELI.pdf: 340515 bytes, checksum: e435fb422692cdc5168f91c130d99420 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-12T13:45:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAGNONCELI.pdf: 340515 bytes, checksum: e435fb422692cdc5168f91c130d99420 (MD5) Previous issue date: 2023-12-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.relation.ispartofTravessiaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: das compreensões às práticas pedagógicaspt_BR
dc.title.alternativeLearning evaluation: from understanding to pedagogical practicespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PAGNONCELI.pdf332,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.