Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prigol, Valdir-
dc.creatorCanalle, Grazielli Alves Almeida-
dc.date2016-03-01-
dc.date.accessioned2017-07-19T17:45:49Z-
dc.date.available2017-07-17-
dc.date.available2017-07-19T17:45:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/751-
dc.description.abstractThis research analyzes the reading metaphors produced in the discourse of the introduction text 'Bom de Ouvido' by Ana Maria Machado, about the book "Comédias para se Ler na Escola" by Luis Fernando Verissimo. Our research is based on theoretical studies in Discourse Analysis, whose basic authors are Pêcheux and Orlandi. The main question is: what metaphor is in the discourse of this introduction text? To think about this question, we selected two discursive sequences of reference and some cuts that are affiliated to them. From these discursive sequences, we understand that some changing in meanings occurs, thus, two reading metaphors are produced: reading like dating and reading like sport. The introduction place shows itself as an exaltation place and serves as a guide for the reader, which characterizes it as a pedagogical discourse. From the metaphor reflections as the basis for presentation objects to subject proposed by Pêcheux, we conclude that the metaphor reads both the text and the reader, it is located in this between, this is, and the metaphor does the mediation between the reader and the book. The school, in turn, is configured as a condition of appearance of these kinds of metaphors, as a significant space that produces and reproduces the modern subject.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as metáforas de leitura produzidas no discurso do prefácio “Bom de Ouvido”, de Ana Maria Machado, sobre o livro Comédias para se Ler na Escola, de Luis Fernando Verissimo. Nossa pesquisa tem como aporte teórico os estudos em Análise de Discurso, cujos autores basilares são Pêcheux e Orlandi. O principal questionamento é: que metáfora(s) de leitura constitui(em) a discursividade desse texto de apresentação? Para pensarmos sobre este questionamento, selecionamos duas sequências discursivas de referência e alguns recortes que se filiam a elas. A partir dessas sequências discursivas, compreendemos que um deslizamento de sentidos ocorre, assim, duas metáforas de leitura são produzidas: leitura como namoro e leitura como esporte. O lugar prefácio mostra-se como lugar de enaltecimento da obra, bem como serve como guia para o leitor, o que o caracteriza como um discurso pedagógico. A partir das reflexões de metáfora como fundamento de apresentação de objetos para sujeito proposto por Pêcheux, concluímos que a metáfora lê tanto o texto quanto o leitor, que ela se localiza nesse entremeio, isto é, metáfora é mediação entre leitor e obra. A escola, por sua vez, se configurou como condição de aparecimento dessas metáforas, como espaço de significação que produz e reproduz o sujeito moderno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-17T16:27:13Z No. of bitstreams: 1 CANALLE.pdf: 3966972 bytes, checksum: 32be4aff46add609be9111917e3ace8a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-19T17:45:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CANALLE.pdf: 3966972 bytes, checksum: 32be4aff46add609be9111917e3ace8a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-19T17:45:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CANALLE.pdf: 3966972 bytes, checksum: 32be4aff46add609be9111917e3ace8a (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.titleA(s) metáfora(s) de leitura no texto de prefácio "Bom de Ouvido" de Ana Maria Machadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CANALLE.pdf3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.