Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cristofoli, Maria Silvia-
dc.creatorSantos, Camila Knopf Flores dos-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-05-03T18:13:28Z-
dc.date.available2025-04-29-
dc.date.available2024-05-03T18:13:28Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7578-
dc.description.abstractThis article aims to present the study on educational policies for the continued training of education professionals, in which I used the Municipal Program for Permanent Training of Education Workers-PROFORMA, specifically, the space-time axis of service that contemplates training continuation of rural schools, in the municipality of Soledade/RS. This choice was justified by the need to think about training processes from another perspective, through PROFORMA, with the aim of mobilizing and deepening theoretical-methodological reflections on educational policies, ongoing training and dialogical praxis. To this end, the research was characterized as descriptive, bibliographic, documentary with a qualitative approach. In carrying out this study, the theoretical contributions of Rosa, Lima e Aguiar (2021), Lima (2016), Draibe (2001), Sander (2007) and Benincá (2002) were used, among others. The study was divided into three sessions: the first session problematized the conception of educational policies. Then, the second session contextualized PROFORMA, as a methodological resource, which enhances educational processes, in particular, teaching and learning with collective experiences and immersions in territories. And finally, the third and fourth sessions addressed Continuing Training for Municipal Education Professionals in School Service Space-Time, using, as an example, the continuing training plan of rural schools. At the conclusion of this text, I sought to reflect on the importance of training processes that develop investigative principles, enabling harmony between science and pedagogical practices carried out in the school context.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo apresentar o estudo acerca das políticas educacionais para a formação continuada dos profissionais da educação, em que utilizei o Programa Municipal de Formação Permanente dos Trabalhadores da Educação-PROFORMA, em específico, o eixo espaço-tempo de serviço que contempla a formação continuada das escolas do campo, no município de Soledade/RS. Essa escolha justificou-se pela necessidade de pensar nos processos formativos por outro viés, através do PROFORMA, com o intuito de mobilizar e aprofundar reflexões teóricos-metodológicas sobre as políticas educacionais, formação permanente e práxis dialógica. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como descritiva, bibliográfica, documental com abordagem qualitativa. Na realização deste estudo foram utilizados, entre outros, os aportes teóricos de Rosa, Lima e Aguiar (2021), Lima (2016), Draibe (2001), Sander (2007) e Benincá (2002). O estudo foi dividido em três sessões: a primeira sessão problematizou a concepção de políticas educacionais. Em seguida, a segunda sessão contextualizou o PROFORMA, como um recurso metodológico, que potencializa os processos educativos, em especial, ensino e aprendizagem com vivências coletivas e imersões nos territórios. E por fim, a terceira e a quarta sessões abordaram a Formação Permanente para os Profissionais Municipais da Educação em Espaço-Tempo de Serviço da Escola, utilizando, como exemplo, o plano de formação continuada das escolas do campo. Ao concluir esse texto procurei refletir em favor da importância de processos formativos que desenvolvam princípios investigativos, possibilitando a harmonia entre ciência e práticas pedagógicas realizadas no contexto escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-04-30T17:16:05Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 202304 bytes, checksum: cd393cf985334e6de80c379391c9e6ba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-05-03T18:13:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 202304 bytes, checksum: cd393cf985334e6de80c379391c9e6ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-03T18:13:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 202304 bytes, checksum: cd393cf985334e6de80c379391c9e6ba (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPROFORMApt_BR
dc.subjectEspaço-tempo de serviçopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.titlePolíticas de formação continuada para os profissionais da educação: um estudo do proforma no município de Soledade/RSpt_BR
dc.title.alternativeContinuing training policies for education professionals: a study of the proforma in the municipality of Soledade/RSpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf197,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.