Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luz, Mary Neiva Surdi da-
dc.creatorLuzza, Daiana-
dc.date2015-12-01-
dc.date.accessioned2017-07-19T17:49:37Z-
dc.date.available2017-07-17-
dc.date.available2017-07-19T17:49:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/758-
dc.description.abstractThis study aims to understand the discursive functioning on guidelines to teacher in the schoolbook, adopting theoretical concepts presented by Discourse Analysis of French orientation, dialoguing with the History of Linguistic Ideas presented in Brazil (HIL). In this sense, the corpus of this research is constituted by guidelines directed to teacher, present in the reading sections of a Portuguese schoolbook named Projeto Telaris. We choose the reading sections because the statements about reading inability of students bothered us and we decided work with the Projeto Teláris (Teláris Project) because it was distributed in large quantities for Brazilian schools. Understanding that the schoolbook is a historical object, we search for the meanings produced over time for such empirical object, locus of our object of analysis, the discourse, especially in the narratives of the HIL. In our analysis we use the Discourse Analysis theoretical notions like discursive formation, position-subject, imaginary formation, conditions of production, inter and intradiscourses, reflecting mainly about relations established between imaginary formations to/about the subject-student-reader, the subject-teacher and the schoolbook in the discourses. These relations constitute the subjects and their practice in the classroom. Among these relations, we identify power relations between the social and discursive place of the schoolbook and of the teacher, who in the imaginary functioning is seen as a scientific authority and transmitter of knowledge respectively. We also analyze in the guidelines to the place of/for the student in reading practices, discussing how it works, or how it can work, as a process of individuation of the subject by the State.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo compreender o funcionamento discursivo das orientações dirigidas ao professor em livros didáticos, tomando por base teóricometodológica a Análise de Discurso (AD), de vertente pecheutiana, em diálogo com a História das Ideias Linguísticas no Brasil (HIL). Para isso, delimitamos como corpus as orientações que se apresentam, em seções de leitura, em livros didáticos, de língua portuguesa, da coleção Projeto Teláris. Escolhemos trabalhar com leitura porque nos incomodam os tantos dizeres sobre a incapacidade leitora dos alunos e definimos a coleção Projeto Teláris em virtude da sua significativa distribuição às escolas brasileiras. Compreendendo que o livro didático é um objeto histórico, buscamos, sobretudo nas narrativas da HIL, os percursos de sentido produzidos ao longo do tempo para tal objeto empírico, locus do nosso objeto de análise, o discurso. Nossos movimentos de análise, mobilizando conceitos da AD, tais como formações imaginárias, formação discursiva, posição sujeito, condições de produção, interdiscurso e intradiscurso, refletem, principalmente, sobre as relações que se estabelecem entre formações imaginárias para/sobre o sujeito-aluno-leitor, o sujeito-professor e o livro didático nas discursividades. Entre essas relações, que constituem os sujeitos e suas práticas em sala de aula problematizadas neste trabalho, estão as relações de força, que se estabelecem entre o lugar social e discursivo do livro didático e do professor, os quais se manifestam, no funcionamento imaginário, significados como autoridade legitimada pela cientificidade e transmissor do conhecimento, respectivamente. Analisamos também, a partir das orientações dirigidas ao professor, o lugar do/para o aluno nas práticas de leitura, discutindo como isso (pode) funciona(r) como um processo de individuação do sujeito pelo Estado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-17T17:39:10Z No. of bitstreams: 1 LUZZA.pdf: 2323826 bytes, checksum: 01408011ca93117eeb6d9a65fb542494 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-19T17:49:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUZZA.pdf: 2323826 bytes, checksum: 01408011ca93117eeb6d9a65fb542494 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-19T17:49:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUZZA.pdf: 2323826 bytes, checksum: 01408011ca93117eeb6d9a65fb542494 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleFuncionamento discursivo em orientações ao professor no livro didático: onde habita a interdiçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUZZA.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.