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Tipo: Dissertação
Título: Processos didático-pedagógicos na educação física escolar: a emancipação intelectual como horizonte de formação
Autor(es): Picolotto, Juliana
Primeiro Orientador: Bagnara, Ivan Carlos
Primeiro membro da banca: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Segundo membro da banca: Fensterseifer, Paulo Evaldo
Resumo: Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado Profissional - da Universidade Federal da Fronteira Sul, na linha de Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como são desenvolvidos os processos didático-pedagógicos naEducação Física Escolar(EFE) e identificar se eles contribuem para o desenvolvimento da emancipação intelectual dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, das escolas públicas (municipais e estaduais) urbanas, de um município do Norte do Rio Grande do Sul. De maneira específica, busca analisar a concepção de Educação Física (EF) que os(as) professores(as) que trabalham nesse contexto possuem; identificar como é proposto/elaborado o currículo escolar para a EF; e, por fim, elaborar um produto educacional, com centralidade na dimensão didático-pedagógica, que tenha como horizonte de formação a emancipação intelectual dos estudantes no que concerne à cultura de movimento e sua relação com o mundo. Para dar conta disso, foi realizado um estudo qualitativo, de campo, por meio de entrevista semiestruturada que contou com a participação de sete professores/professoras de EF responsáveis diretos pelo componente curricular de EF, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os principais resultados do estudo foram destacados como eixos, e cada eixo é constituído por diferentes categorias. O primeiro eixo analisado é a dimensão política e possui como categorias responsabilidade da EFE, formação humana, valorização profissional, documentos legais e abordagens pedagógicas da EFE. Segundo eixo, denominado de dimensão curricular, possui como categorias os seguintes temas: aspectos biologicistas da EFE, aspectos comportamentais e a produção do conhecimento. Por fim, o terceiro eixo, intitulado didático-pedagógica da EFE, possui como categorias de análise o sistema apostilado, a cultura esportiva e a emancipação intelectual. Como principais resultados, emergiu a necessidade de despertar um olhar mais atento ao ensino da EFE, compreendendo a necessidade de promover um processo de aprendizagem centrado na mediação do conhecimento e voltada para a contribuição na formação de estudantes emancipados intelectualmente. Do mesmo modo, os dados da pesquisa indicam que há necessidade de se promover mudanças no espaço escolar em que a pesquisa foi realizada, principalmente no que concerne ao currículo e ao ensino da EF, para que se possa contribuir, de fato, com o desenvolvimento de um processo formativo crítico e emancipatório, envolvendo o estudo da cultura de movimento.
Abstract/Resumen: This study is linked to the Postgraduate Program in Education – Professional Master's Degree - at the Federal University of Fronteira Sul, in Pedagogical Processes, Policies and Educational Management line of research. The research aims to comprehend how didactic-pedagogical processes are developed in School Physical Education (SPE) and identify if they contribute to the development of the intellectual emancipation of students in the Final Years of Elementary Education, in urban public schools (municipal and state) in a municipality in the North of Rio Grande do Sul. In a specific manner, it aims to analyze the conception of Physical Education (PE) held by teachers working in this context; identify how the school curriculum for PE is proposed/developed; and, finally, develop an educational product, with a focus on the didactic-pedagogical dimension, aimed at the intellectual emancipation of students regarding the culture of movement and its relationship with the world. To address this, a qualitative field study was conducted, involving the participation of seven Physical Education teachers directly responsible for the PE curriculum component in the Final Years of Elementary Education. The main results of the study were highlighted as axes, and each axis consists of different categories. The first axis analyzed is the political dimension and includes categories such as responsibility of School Physical Education (SPE), human formation, professional valorization, legal documents, and pedagogical approaches of SPE. The second axis, called the curricular dimension, includes the following categories: biological aspects of School Physical Education (SPE), behavioral aspects and knowledge production. Finally, the third axis, titled didactic-pedagogical dimension of School Physical Education (SPE), includes the following analysis categories: the workbook system, sports culture and intellectual emancipation. As main results, there emerged the need to awaken a more attentive approach to the teaching of School Physical Education (SPE), understanding the necessity to promote a learning process centered on knowledge mediation and aimed at contributing to the formation of intellectually emancipated students. Similarly, the research data indicate the need to promote changes in the school environment where the research was conducted, especially concerning the curriculum and the teaching of Physical Education (PE), so that it can effectively contribute to the development of a critical and emancipatory formative process, involving the study of movement culture.
Palavras-chave: Responsabilidade da Educação Física
Ensino de Educação Física
Educação Física crítico-emancipatória
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7714
Data do documento: Mai-2024
Nível: Mestrado
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