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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Prsybyciem, Moises Marques | - |
dc.creator | Pereira, Joel | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T20:47:21Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07 | - |
dc.date.available | 2024-08-15T20:47:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7745 | - |
dc.description.resumo | Este artigo tem o objetivo de analisar o papel da gestão escolar para o fortalecimento dacultura e o respeito ao calendário indígena Guarani Mbyá na Escola Estadual IndígenaVicente Karaí Okendá. As ações foram desenvolvidas por mim, graduado no curso deEducação do Campo-Ciências da Natureza pela Universidade Federal da Fronteira SulCampus s Erechim, e cursando o curso de Especialização em Gestão Escolar: Direção,Coordenação e Supervisão Educacional pela mesma universidade. E com o intuito deidentificar as propostas da gestão da escola sobre a inclusão dos conhecimentostradicionais do povo indígena Guarani no contexto escolar da aldeia, trago minhapesquisa feita documental desenvolvida para o diálogo. E assim promover diálogos sobrea educação tradicional e a necessidade de promover o fortalecimento da cultura do povoindígena Guarani e na perspectiva de ampliar os saberes tradicionais na prática da gestão escolar através dos conhecimentos culturais do povo. E assim trazer o diálogo sobre opapel da gestão escolar na educação tradicional indígena Guarani como fundamentalpara o fortalecimento da cultura do povo, partindo do movimento da escola no propósitode incentivar os alunos da aldeia para fortalecer e manter vivo os conhecimentostradicionais de um povo que está sempre na luta para sobreviver e manter as suaspráticas culturais que são milenares. Os principais resultados apresentam que estáfaltando uma organização pedagógica da escola para que se busque de fato ofortalecimento cultural do povo como uma educação diferenciada e ser respeitado pelogoverno e SEDUC-Secretaria de Educação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T16:24:25Z No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 773886 bytes, checksum: 129900ddc9baf44fdc5542c71d2e095b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-15T20:47:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 773886 bytes, checksum: 129900ddc9baf44fdc5542c71d2e095b (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena Guarani | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Valores culturais | pt_BR |
dc.title | Educação Indígena Guarani Mbyá e o Papel da Gestão Escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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