Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7747
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Prsybyciem, Moises Marques | - |
dc.creator | Kaiser, Ilson | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T12:31:28Z | - |
dc.date.available | 2025-05-03 | - |
dc.date.available | 2024-08-16T12:31:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7747 | - |
dc.description.resumo | A desigualdade e a vulnerabilidade social são problemas históricos de nível nacional, presentes nas grandes e nas pequenas cidades brasileiras e, simultaneamente, fazem parte da rotina escolar. Assim, o presente artigo tem o objetivo de identificar as preocupações da gestão escolar diante da situação de desigualdade e vulnerabilidade social de uma parcela dos estudantes, no âmbito do Projeto Político Pedagógico (PPP), de três escolas públicas do munícipio de Gaurama/RS (Brasil). A metodologia utilizada consistiu em uma abordagem qualitativa e de uma pesquisa documental. Os resultados revelam uma certa preocupação das gestões escolares presente nos PPPs com o contexto social dos estudantes. No entanto, as preocupações são particulares de cada instituição e variam entre a mera referência ao tema, bem como a construção coletiva do PPP, que apontam para as demandas da comunidade mais vulnerável. Ademais, identificamos indícios contraditórios de uma tendência liberal tradicional no PPP da Escola 2, o que pode ser um empecilho para o processo de democratização da escola. Este trabalho pode contribuir para realçar o papel central na formação de gestores para o enfrentamento da desigualdade social e a necessidade de construção de uma gestão mais democrática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T15:30:12Z No. of bitstreams: 1 KAISER.pdf: 409116 bytes, checksum: f1f9b6019fe5442ed55d1270f3353fba (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-16T12:31:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KAISER.pdf: 409116 bytes, checksum: f1f9b6019fe5442ed55d1270f3353fba (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-16T12:31:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KAISER.pdf: 409116 bytes, checksum: f1f9b6019fe5442ed55d1270f3353fba (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.subject | Formação de gestores | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar, vulnerabilidade e desigualdade social: um olhar sobre o projeto político pedagógico de escolas públicas interioranas | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KAISER.pdf | 399,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.