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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prsybyciem, Moises Marques-
dc.creatorKaiser, Ilson-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-08-16T12:31:28Z-
dc.date.available2025-05-03-
dc.date.available2024-08-16T12:31:28Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7747-
dc.description.resumoA desigualdade e a vulnerabilidade social são problemas históricos de nível nacional, presentes nas grandes e nas pequenas cidades brasileiras e, simultaneamente, fazem parte da rotina escolar. Assim, o presente artigo tem o objetivo de identificar as preocupações da gestão escolar diante da situação de desigualdade e vulnerabilidade social de uma parcela dos estudantes, no âmbito do Projeto Político Pedagógico (PPP), de três escolas públicas do munícipio de Gaurama/RS (Brasil). A metodologia utilizada consistiu em uma abordagem qualitativa e de uma pesquisa documental. Os resultados revelam uma certa preocupação das gestões escolares presente nos PPPs com o contexto social dos estudantes. No entanto, as preocupações são particulares de cada instituição e variam entre a mera referência ao tema, bem como a construção coletiva do PPP, que apontam para as demandas da comunidade mais vulnerável. Ademais, identificamos indícios contraditórios de uma tendência liberal tradicional no PPP da Escola 2, o que pode ser um empecilho para o processo de democratização da escola. Este trabalho pode contribuir para realçar o papel central na formação de gestores para o enfrentamento da desigualdade social e a necessidade de construção de uma gestão mais democrática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T15:30:12Z No. of bitstreams: 1 KAISER.pdf: 409116 bytes, checksum: f1f9b6019fe5442ed55d1270f3353fba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-16T12:31:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KAISER.pdf: 409116 bytes, checksum: f1f9b6019fe5442ed55d1270f3353fba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-16T12:31:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KAISER.pdf: 409116 bytes, checksum: f1f9b6019fe5442ed55d1270f3353fba (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectGestão escolar democráticapt_BR
dc.subjectFormação de gestorespt_BR
dc.titleGestão escolar, vulnerabilidade e desigualdade social: um olhar sobre o projeto político pedagógico de escolas públicas interioranaspt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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