Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bettoni, Melissa Gallego Campos-
dc.creatorSilva, Giovanna Renata Prestes da-
dc.date2024-07-12-
dc.date.accessioned2024-10-02T18:50:04Z-
dc.date.available2024-07-12-
dc.date.available2024-10-02T18:50:04Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7785-
dc.description.abstractListening comprehension is fundamental to language development. When learning a second language (L2), linguistic aspects, as well as cognitive and affective aspects interact in this process of developing listening comprehension in a foreign language (Dörnyei, 2009). Among the cognitive factors that influence and are influenced by the development of L2 are inhibitory control and cognitive flexibility, two executive functions. The main purpose of this study is to investigate the relationship between inhibitory control, cognitive flexibility and listening comprehension in English as L2. Twenty-eight Elementary School students aged between 11 and 14 years old from a private school in Chapecó (SC) participated in this study. Data were collected using nine instruments: a biographical questionnaire; two tests of receptive vocabulary in English (Vocabulary Levels Test and Picture Naming Task); an English listening comprehension test; a listening comprehension test of Sandhi forms in English; two tasks to assess inhibitory control (a Stroop task and a computerized numerical Go/No go task); and two computerized tasks to assess cognitive flexibility (Wisconsin Sorting Card Test and Multitasking Task). The results showed significant correlations between listening comprehension in English as an L2 and: (a) receptive vocabulary in English; (b) inhibitory control; and (c) cognitive flexibility. The correlation between listening comprehension in English as an L2 and cognitive flexibility was more evident than the correlation with inhibitory control in the present study. The relationship between inhibitory control and listening comprehension was highlighted at a lower level of proficiency. Knowledge of receptive vocabulary in English correlated more clearly with inhibitory control than with cognitive flexibility. These findings indicate that both linguistic and cognitive aspects are interrelated in the development of L2 listening comprehension skills and language processing.pt_BR
dc.description.resumoA compreensão oral de uma língua é fundamental para o seu desenvolvimento. Ao aprender uma segunda língua (L2), aspectos linguísticos, assim como aspectos cognitivos e afetivos, interagem nesse processo de desenvolvimento e de compreensão oral na língua alvo (Dörnyei, 2009). Entre os fatores cognitivos que influenciam e são influenciados pelo desenvolvimento de uma L2 estão o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva, duas funções executivas. O objetivo principal deste estudo foi investigar a relação entre controle inibitório, flexibilidade cognitiva e compreensão oral em inglês como L2. Participaram deste estudo 28 estudantes do Ensino Fundamental II com idades entre 11 e 14 anos de uma escola privada em Chapecó (SC). Os dados foram coletados por meio de nove instrumentos: um questionário biográfico; dois testes de nivelamento de vocabulário receptivo em língua inglesa (Vocabulary Levels Test e Picture Naming Task); um teste de compreensão oral em língua inglesa; um teste de compreensão oral de formas sândi em inglês; duas tarefas para avaliar o controle inibitório (uma tarefa Stroop e uma tarefa Go/No go numérica computadorizada); e duas tarefas computadorizadas para avaliar flexibilidade cognitiva (Wisconsin Sorting Card Test e Multitasking Task). Os resultados evidenciaram correlações significativas entre compreensão oral em inglês como L2 e: (a) vocabulário receptivo em inglês; (b) controle inibitório; e (c) flexibilidade cognitiva. A correlação entre compreensão oral em inglês como L2 e flexibilidade cognitiva ficou mais evidente do que a correlação com controle inibitório no presente estudo. A relação entre controle inibitório e compreensão oral foi destacada considerada nível menor de proficiência. O conhecimento de vocabulário receptivo em inglês correlacionou mais claramente com controle inibitório do que com flexibilidade cognitiva. Esse achado indica que tanto aspectos linguísticos quanto cognitivos estão interrelacionados no desenvolvimento da habilidade da compreensão oral em uma L2 e no processamento linguístico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-08-24T00:56:09Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1491072 bytes, checksum: 0f37fe0f5bec3e2aefb5c5653da68c4e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-02T18:50:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1491072 bytes, checksum: 0f37fe0f5bec3e2aefb5c5653da68c4e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-02T18:50:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1491072 bytes, checksum: 0f37fe0f5bec3e2aefb5c5653da68c4e (MD5) Previous issue date: 2024-07-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectLinguagem oralpt_BR
dc.subjectLinguística cognitivapt_BR
dc.subjectConversaçãopt_BR
dc.subjectInibiçãopt_BR
dc.titleControle inibitório, flexibilidade cognitiva e compreensão oral de inglês como segunda línguapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.