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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7811
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.creator | Corrêa, Pamela Marmentini | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T17:16:39Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29 | - |
dc.date.available | 2024-10-07T17:16:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7811 | - |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo analisar e apresentar a proposta da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) a respeito de sua gestão e organização. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental a fim de discutir aspectos relevantes de uma Unidade de Educação Infantil vinculada a uma Instituição de Ensino Superior que tem lutado e resistindo ao ponto de continuar existindo e contribuindo com uma educação pública e de qualidade. Pelo viés dos princípios da gestão democrática foi possível analisar o Projeto Político Pedagógico (2019) e o Regimento Escolar (2016) da UEIIA destacando a potência da organização e da gestão escolar em uma proposta que considerando amplamente o ensino, a pesquisa e a extensão, com compromisso de uma educação de qualidade, e privilegiado para tal ao estar vinculada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa baseou-se em referências que tratam sobre o assunto como: Libâneo (2003 e 2008), Vasconcellos (2002 e 2019), Veiga (1995 e 2004), Cancian, Goelzer, Beling (2019), Corrêa (2021), Haddad (1990), além das legislações que envolvem a Educação Infantil e a gestão democrática. Com base nessa análise, o artigo aponta para o comprometimento da Unidade com a gestão democrática e com a garantia dos direitos das crianças na Educação Infantil. Os resultados encontrados nos auxiliam a olhar para as escolas de Educação Infantil vinculadas às Instituições de Ensino Superior (IES) como luta e resistência por um projeto de educação que garanta o direito à aprendizagem das crianças ao entorno, junto ao Ensino Superior tendo como aliadas de aprendizagens mútuas e potentes, entrelaçadas à formação de professores, e de uma educação democrática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T15:56:34Z No. of bitstreams: 1 CORRÊA.pdf: 437543 bytes, checksum: 6e8d675cac315e9b168cac6362d722e3 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ipê Amarelo | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.title | A gestão e a organização na unidade de educação infantil: uma análise documental Ipê Amarelo/UFSM | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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