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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.creatorCorrêa, Pamela Marmentini-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-10-07T17:16:39Z-
dc.date.available2025-04-29-
dc.date.available2024-10-07T17:16:39Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7811-
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo analisar e apresentar a proposta da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) a respeito de sua gestão e organização. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental a fim de discutir aspectos relevantes de uma Unidade de Educação Infantil vinculada a uma Instituição de Ensino Superior que tem lutado e resistindo ao ponto de continuar existindo e contribuindo com uma educação pública e de qualidade. Pelo viés dos princípios da gestão democrática foi possível analisar o Projeto Político Pedagógico (2019) e o Regimento Escolar (2016) da UEIIA destacando a potência da organização e da gestão escolar em uma proposta que considerando amplamente o ensino, a pesquisa e a extensão, com compromisso de uma educação de qualidade, e privilegiado para tal ao estar vinculada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa baseou-se em referências que tratam sobre o assunto como: Libâneo (2003 e 2008), Vasconcellos (2002 e 2019), Veiga (1995 e 2004), Cancian, Goelzer, Beling (2019), Corrêa (2021), Haddad (1990), além das legislações que envolvem a Educação Infantil e a gestão democrática. Com base nessa análise, o artigo aponta para o comprometimento da Unidade com a gestão democrática e com a garantia dos direitos das crianças na Educação Infantil. Os resultados encontrados nos auxiliam a olhar para as escolas de Educação Infantil vinculadas às Instituições de Ensino Superior (IES) como luta e resistência por um projeto de educação que garanta o direito à aprendizagem das crianças ao entorno, junto ao Ensino Superior tendo como aliadas de aprendizagens mútuas e potentes, entrelaçadas à formação de professores, e de uma educação democrática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T15:56:34Z No. of bitstreams: 1 CORRÊA.pdf: 437543 bytes, checksum: 6e8d675cac315e9b168cac6362d722e3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:16:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CORRÊA.pdf: 437543 bytes, checksum: 6e8d675cac315e9b168cac6362d722e3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-07T17:16:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CORRÊA.pdf: 437543 bytes, checksum: 6e8d675cac315e9b168cac6362d722e3 (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectIpê Amarelopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.titleA gestão e a organização na unidade de educação infantil: uma análise documental Ipê Amarelo/UFSMpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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