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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7822
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Cristofoli, Maria Silvia | - |
dc.creator | Santos, Camila Knopf Flores dos | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T17:50:25Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30 | - |
dc.date.available | 2024-10-07T17:50:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7822 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo apresentar o estudo acerca das políticas educacionais para a formação continuada dos profissionais da educação, em que utilizei o Programa Municipal de Formação Permanente dos Trabalhadores da Educação-PROFORMA, em específico, o eixo espaço-tempo de serviço que contempla a formação continuada das escolas do campo, no município de Soledade/RS. Essa escolha justificou-se pela necessidade de pensar nos processos formativos por outro viés, através do PROFORMA, com o intuito de mobilizar e aprofundar reflexões teóricos-metodológicas sobre as políticas educacionais, formação permanente e práxis dialógica. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como descritiva, bibliográfica, documental com abordagem qualitativa. Na realização deste estudo foram utilizados, entre outros, os aportes teóricos de Rosa, Lima e Aguiar (2021), Lima (2016), Draibe (2001), Sander (2007) e Benincá (2002). O estudo foi dividido em quatro sessões: a primeira sessão problematizou a concepção de políticas educacionais. Em seguida, a segunda sessão contextualizou o PROFORMA, como um recurso metodológico, que potencializa os processos educativos, em especial, ensino e aprendizagem com vivências coletivas e imersões nos territórios. E por fim, a terceira e a quarta sessões abordaram a Formação Permanente para os Profissionais Municipais da Educação em Espaço-Tempo de Serviço da Escola, utilizando, como exemplo, o plano de formação continuada das escolas do campo. Ao concluir esse texto procurei refletir em favor da importância de processos formativos que desenvolvam princípios investigativos, possibilitando a harmonia entre ciência e práticas pedagógicas realizadas no contexto escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T18:34:48Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 202285 bytes, checksum: 877abd802f5c7238c1fadbde6244e43e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:50:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 202285 bytes, checksum: 877abd802f5c7238c1fadbde6244e43e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-07T17:50:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 202285 bytes, checksum: 877abd802f5c7238c1fadbde6244e43e (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | PROFORMA | pt_BR |
dc.subject | Espaço-tempo de serviço | pt_BR |
dc.subject | Escolas do campo | pt_BR |
dc.title | Políticas de formação continuada para os profissionais da educação: um estudo do proforma no município de Soledade/RS | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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