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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cristofoli, Maria Silvia-
dc.creatorSantos, Camila Knopf Flores dos-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-10-07T17:50:25Z-
dc.date.available2025-04-30-
dc.date.available2024-10-07T17:50:25Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7822-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo apresentar o estudo acerca das políticas educacionais para a formação continuada dos profissionais da educação, em que utilizei o Programa Municipal de Formação Permanente dos Trabalhadores da Educação-PROFORMA, em específico, o eixo espaço-tempo de serviço que contempla a formação continuada das escolas do campo, no município de Soledade/RS. Essa escolha justificou-se pela necessidade de pensar nos processos formativos por outro viés, através do PROFORMA, com o intuito de mobilizar e aprofundar reflexões teóricos-metodológicas sobre as políticas educacionais, formação permanente e práxis dialógica. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como descritiva, bibliográfica, documental com abordagem qualitativa. Na realização deste estudo foram utilizados, entre outros, os aportes teóricos de Rosa, Lima e Aguiar (2021), Lima (2016), Draibe (2001), Sander (2007) e Benincá (2002). O estudo foi dividido em quatro sessões: a primeira sessão problematizou a concepção de políticas educacionais. Em seguida, a segunda sessão contextualizou o PROFORMA, como um recurso metodológico, que potencializa os processos educativos, em especial, ensino e aprendizagem com vivências coletivas e imersões nos territórios. E por fim, a terceira e a quarta sessões abordaram a Formação Permanente para os Profissionais Municipais da Educação em Espaço-Tempo de Serviço da Escola, utilizando, como exemplo, o plano de formação continuada das escolas do campo. Ao concluir esse texto procurei refletir em favor da importância de processos formativos que desenvolvam princípios investigativos, possibilitando a harmonia entre ciência e práticas pedagógicas realizadas no contexto escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T18:34:48Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 202285 bytes, checksum: 877abd802f5c7238c1fadbde6244e43e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:50:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 202285 bytes, checksum: 877abd802f5c7238c1fadbde6244e43e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-07T17:50:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 202285 bytes, checksum: 877abd802f5c7238c1fadbde6244e43e (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPROFORMApt_BR
dc.subjectEspaço-tempo de serviçopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.titlePolíticas de formação continuada para os profissionais da educação: um estudo do proforma no município de Soledade/RSpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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