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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Enise Barth-
dc.contributor.advisor-co1Grzybovski, Denize-
dc.creatorZanuzzo, Cheila-
dc.date2024-05-27-
dc.date.accessioned2024-11-07T14:11:12Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-07T14:11:12Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8037-
dc.description.abstractCircular fashion is integrated into the fashion sector, proposing a business model in which clothes and accessories are designed, produced, used, and discarded to reduce environmental impact and promote the responsible use of natural resources. In female entrepreneurship studies, despite the significant challenges women entrepreneurs face, undertaking circular fashion represents breaking barriers imposed by traditional enterprises. In this Course Completion Work, the objective was to understand the challenges and opportunities of female entrepreneurship in a circular fashion. The methodology is characterized by a qualitative approach, field research carried out based on an interview with an entrepreneur from Charlotte Brechó, which operates in the clothing and accessories sales segment using the concepts and practices of circular fashion, located in the municipality of Chapecó/SC. The results indicate that Charlotte, initially, encourages the practice of conscious consumption, given that the concept of Circular Fashion is still recent, especially in urban centers such as Chapecó- SC. Practices such as curating pieces to ensure quality and style are fundamental to implementing this concept. Through this curation, Charlotte ensures that each selected piece meets consumers' aesthetic standards and contributes to the longevity of clothing use, reducing waste and promoting sustainability. This approach educates consumers about the importance of more conscious choices and encourages the adoption of purchasing habits that minimize negative environmental impacts. We also highlight some difficulties presented in times of economic difficulties, many consumers consider fashion a luxury, not a necessity. The entrepreneur demonstrated that she is resilient and her practices in circular fashion are focused on innovation, highlighting the importance of adopting strategies guided by the concept of <sustainable business=, an essential factor for women entrepreneurs who practice circular fashion.pt_BR
dc.description.resumoA moda circular integra-se ao setor da moda, propondo um modelo de negócio em que roupas e acessórios são concebidos, produzidos, utilizados e descartados de maneira que reduzam o impacto ambiental e promovam o uso responsável dos recursos naturais. No campo de estudos do empreendedorismo feminino, apesar dos desafios significativos às mulheres empreendedoras, empreender na moda circular representa quebrar barreiras impostas por empreendimentos tradicionais. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, o objetivo foi compreender os desafios e as oportunidades do empreendedorismo feminino na moda circular. A metodologia caracteriza-se pela abordagem qualitativa, pesquisa de campo realizada a partir de entrevista realizada com empreendedora da Charlotte Brechó, que atua no segmento de comercialização de roupas e acessórios usando os conceitos e as práticas da moda circular, localizada no município de Chapecó-SC. Os resultados apontam que a Charlotte, inicialmente, fomenta a prática de consumo consciente, haja vista que o conceito de Moda Circular ainda é recente, sobretudo em centros urbanos como Chapecó-SC. Práticas como a curadoria de peças para garantir qualidade e estilo são fundamentais para a implementação desse conceito. Através dessa curadoria, a Charlotte assegura que cada peça selecionada não apenas atenda aos padrões estéticos dos consumidores, mas também contribua para a longevidade do uso das roupas, reduzindo o desperdício e promovendo a sustentabilidade. Essa abordagem educa os consumidores sobre a importância de escolhas mais conscientes e incentiva a adoção de hábitos de compra que minimizem os impactos ambientais negativos. Salientamos também algumas dificuldades apresentadas em tempos de dificuldades econômicas, muitos consumidores consideram a moda um luxo, não uma necessidade. A empreendedora demonstrou ser resiliente e suas práticas na moda circular são voltadas à inovação, evidenciando a importância de adoção de estratégias orientadas pelo conceito de <negócio sustentável=, fator essencial para mulheres empreendedoras que praticam a moda circular.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-10T15:01:46Z No. of bitstreams: 1 ZANUZZO.pdf: 1526709 bytes, checksum: 131c947973783854324d3521ae0d2f77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-07T14:11:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZANUZZO.pdf: 1526709 bytes, checksum: 131c947973783854324d3521ae0d2f77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-07T14:11:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZANUZZO.pdf: 1526709 bytes, checksum: 131c947973783854324d3521ae0d2f77 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.titleDesafios e oportunidades do empreendedorismo feminino na moda circular: o caso Charlottept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Administração

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