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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani-
dc.creatorKonopatzki, Fernando Eduardo-
dc.date2024-06-27-
dc.date.accessioned2024-11-07T14:29:01Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-07T14:29:01Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8043-
dc.description.abstractContinuous professional development is a vital process for the growth and enhancement of skills and competencies throughout one's career. Studying opportunities for learning and development is crucial for understanding the perceptions of individuals within the organization, as it is closely related to the organization’s overall progress. On the other hand, turnover intention refers to employees' willingness to leave or stay within the organization, with reasons influencing this intention often linked to perceptions of the organizational environment regarding continuous learning support for task execution and professional development. Given the above, this case study aims to primarily analyze the strategies adopted concerning personnel development and employee turnover at Cresol Vanguarda. To achieve this objective, an applied research approach was conducted, utilizing both qualitative and quantitative descriptive methods, including bibliographic research and a case study approach. Data collection involved semi-structured interviews with human resources management supervision and a questionnaire administered to employees at the study unit, incorporating the EPOA, EPSCR, and EIR tools to measure perceptions of learning and development opportunities and turnover intention, respectively. Results indicate that learning opportunities are noticeable to employees but still have areas for improvement. Turnover intentions range from low to moderate, suggesting potential for enhancement in greater development support. In conclusion, the study has addressed its objectives, with recommendations emphasizing the need for courses aiding daily tasks, fairer rewards, and financial education programs to ensure well-being and productivity.pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento contínuo profissional é um processo vital para o crescimento e aprimoramento das habilidades e competências de um indivíduo ao longo de sua carreira. O estudo das oportunidades de aprendizado e desenvolvimento é crucial para compreender a percepção das pessoas que fazem parte da organização, pois está intimamente relacionado ao progresso da organização como um todo. Por outro lado, a intenção de rotatividade refere-se à vontade do colaborador de deixar ou permanecer na organização, e os motivos que influenciam essa intenção podem estar relacionados à percepção do ambiente organizacional quanto ao estímulo ao aprendizado contínuo para a execução das tarefas e o desenvolvimento profissional. Diante do exposto, este estudo de caso tem como objetivo principal analisar as estratégias adotadas sobre o desenvolvimento de pessoas e a rotatividade dos colaboradores da Cresol Vanguarda. Para contemplar este objetivo, realizou-se uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, descritiva, sendo bibliográfica e estudo de caso, onde a coleta de dados deu-se através de entrevista semiestruturada para a supervisão da área de gestão de pessoas e aplicação de questionário para os colaboradores da unidade de estudo, o qual contém as ferramentas EPOA, EPSCR e EIR, para medir as percepções sobre oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, e a intenção de rotatividade, respectivamente. Os resultados indicam que as oportunidades de aprendizado são perceptíveis para os colaboradores, mas ainda possuem pontos que podem ser melhorados. As intenções de rotatividade ficam entre baixa e média, evidenciando possibilidade de otimização no suporte maior no desenvolvimento. Quanto às considerações finais, pode-se ressaltar que o trabalho respondeu aos objetivos propostos, e as sugestões para favorecer a intenção de permanecer giram em torno de cursos que auxiliem o dia a dia do colaborador, recompensas mais justas e programas de educação financeira para garantir o bem-estar e a produtividade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-10-18T00:07:39Z No. of bitstreams: 1 KONOPATZKI.pdf: 4396920 bytes, checksum: 8a1edf8a4e6b9bb18234ec43d78814e4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-07T14:29:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KONOPATZKI.pdf: 4396920 bytes, checksum: 8a1edf8a4e6b9bb18234ec43d78814e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-07T14:29:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KONOPATZKI.pdf: 4396920 bytes, checksum: 8a1edf8a4e6b9bb18234ec43d78814e4 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevezamento de pessoalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectFormação e capacitação de recursos humanospt_BR
dc.subjectCooperativa de créditopt_BR
dc.titleDesenvolvimento contínuo profissional diante de um cenário de rotatividade: estudo de caso aplicado à cooperativa Cresol Vanguardapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Administração

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