Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8072
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Paulo Alexandre-
dc.creatorCruz, William Souza da-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2024-11-07T15:44:43Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-07T15:44:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8072-
dc.description.abstractThere is no doubt about the importance of education for the development of a nation. Although basic education in Brazil has public resources guaranteed by law, there are budgetary constraints given the phenomenon of scarcity. In this context, this research aimed to analyze the efficiency level of public spending on education in the first stage of elementary education in the municipalities of the state of Paraná in 2017. This study is characterized as a descriptive, documentary and predominantly quantitative study. . The method used to measure the efficiency level was the data envelopment analysis (DEA) - VRS. The selected input variables were the average expenditure per student, the number of students per teacher ratio, the number of students per school ratio, the number of students per class and the GDP per capita. The selected product was the Basic Education Development Index. (IDEB). Subsequently, by measuring the efficiency level, Pearson's correlation coefficient was calculated between the efficiency level and the inputs and between the efficiency level and the output. Finally, an analysis of the variables used in the study was made, aggregated by regional education nucleus. As for the main results, only 35 municipalities were identified in the efficiency frontier, of the 389 analyzed, that is, 9% of the sample presented as efficient. There was no correlation between expenditure per student and level of efficiency, a negative relationship between the number of student per teacher and the level of efficiency, a weak negative relationship between the number of students per school and the level of efficiency, a negative relationship between the number of students per class and the level of efficiency, a weak negative relationship between per capita GDP and the level of efficiency. Regarding the product, the IDEB showed a weak positive relationship with the efficiency level. Regarding the data aggregated by regional education centers, it was identified that the regional education center North Metropolitan Area has the lowest expenditure per student and has the largest number of efficient municipalities.pt_BR
dc.description.resumoNão há dúvida da importância da educação para o desenvolvimento de uma nação. Apesar da educação básica no Brasil dispor de recursos públicos garantidos por lei, existem restrições orçamentárias dado o fenômeno da escassez. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o nível de eficiência dos gastos públicos com educação na primeira etapa do ensino fundamental nos municípios do Estado do Paraná no ano de 2017. Este estudo caracteriza-se como um estudo descritivo, documental e predominantemente quantitativo. O método utilizado para mensurar o nível de eficiência foi a análise envoltória de dados (DEA) – VRS. As variáveis insumos selecionadas foram o gasto médio por aluno, a relação número de alunos por docente, a relação número de alunos por escola, o número de alunos por turma e o PIB per capita, o produto selecionado foi o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica municipal (IDEB). Posteriormente, a mensuração do nível de eficiência, foi calculado o coeficiente de correlação de Pearson entre o nível de eficiência e os insumos e entre o nível de eficiência e o produto. Por fim foi feito uma análise das variáveis utilizadas no estudo, de forma agregada por núcleo regional de educação. Quanto aos principais resultados, foram identificados apenas 35 municípios na fronteira de eficiência, dos 389 analisados, isto é, 9% da amostra se apresentou como eficiente. Verificou-se não haver correlação entre o gasto por aluno e o nível de eficiência, uma relação negativa entre o número de aluno por docente e o nível de eficiência, uma relação negativa fraca entre o número de alunos por escola e o nível de eficiência, uma relação negativa entre o número de alunos por turma e o nível de eficiência, uma relação negativa fraca entre o PIB per capita e o nível de eficiência. Quanto ao produto, o IDEB, apresentou uma relação fraca positiva com o nível de eficiência. Em relação aos dados agregados por núcleos regionais de educação, identificou-se que o núcleo regional de educação Área Metropolitana Norte apresenta o menor gasto por aluno e possui o maior número de municípios eficientes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-10-23T18:56:26Z No. of bitstreams: 1 CRUZ.pdf: 1407985 bytes, checksum: 987d01bb24d5d7271521458083c1988c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-07T15:44:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CRUZ.pdf: 1407985 bytes, checksum: 987d01bb24d5d7271521458083c1988c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-07T15:44:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRUZ.pdf: 1407985 bytes, checksum: 987d01bb24d5d7271521458083c1988c (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectGastos públicospt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.titleAnálise de eficiência dos gastos públicos em educação fundamental nos municípios do estado do Paranápt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CRUZ.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.