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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8086
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Giora, Gustavo | - |
dc.creator | Berenchtein, Bernardo | - |
dc.date | 2024-08 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T16:03:27Z | - |
dc.date.available | 2024-09-22 | - |
dc.date.available | 2024-11-07T16:03:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-08 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8086 | - |
dc.description.resumo | A contextualização histórica dos quilombos e da população quilombola remonta ao período da escravidão no Brasil, quando os negros fugitivos buscavam refúgio em comunidades autônomas conhecidas como quilombos. A história dos quilombos e da população quilombola é marcada por resistência, luta e busca por reconhecimento de seus direitos, um contexto fundamental para compreender a importância das políticas de inclusão quilombola nas Universidades Federais. Em especial na região sul do Brasil, segundo especialistas, sempre se reproduziu o discurso de que a região possui nenhuma ou pouca presença negra, o que resulta em falhas na aplicação de políticas públicas, como o ensino obrigatório da história afrobrasileira, e reações quando movimentos negros reivindicam mais espaços. Esta região, que, historicamente apresenta uma menor concentração de comunidades quilombolas em comparação com outras regiões do país, a questão da inclusão dessas populações nas instituições federais de ensino apresenta desafios e oportunidades específicos. O Sul é caracterizado por um perfil socioeconômico e cultural distinto, o que influencia as políticas públicas e a forma como elas são recebidas e aplicadas. A presença reduzida de comunidades quilombolas nesta região não diminui a importância de garantir a inclusão dessas populações nos sistemas educacionais, que são fundamentais para o acesso a oportunidades e o fortalecimento da identidade cultural. Diante do exposto, objetivou-se através desta pesquisa, analisar as políticas públicas de inclusão quilombola nas Universidades Federais na região Sul do Brasil, identificar as ações afirmativas e programas de permanência para quilombolas, e compreender os desafios e perspectivas para a inclusão quilombola no ambiente acadêmico. Após o desenvolvimento deste estudo, é evidente a busca por promover a inclusão de estudantes de diversas origens, etnias e grupos sociais, especialmente aqueles com altos índices de vulnerabilidade, nas Universidades Federais da Região Sul do Brasil. É importante observar que não existe uma uniformidade nas ações entre as instituições, uma vez que nem todas disponibilizam processos seletivos especiais para a comunidade quilombola. Assim, é essencial que novas iniciativas sejam pensadas e implementadas nas Universidades Federais da Região Sul, com o objetivo de garantir a efetivação e conclusão dos cursos de graduação pelos estudantes quilombolas | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-11-06T14:15:53Z No. of bitstreams: 1 BERENCHTEIN.pdf: 179800 bytes, checksum: 12a424a412ea400b7fdb86466401d0d9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-07T16:03:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BERENCHTEIN.pdf: 179800 bytes, checksum: 12a424a412ea400b7fdb86466401d0d9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-07T16:03:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BERENCHTEIN.pdf: 179800 bytes, checksum: 12a424a412ea400b7fdb86466401d0d9 (MD5) Previous issue date: 2024-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | justiça social | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas de inclusão quilombola em universidades federais na região Sul do Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Pública |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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BERENCHTEIN.pdf | 175,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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