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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Giora, Gustavo-
dc.creatorBerenchtein, Bernardo-
dc.date2024-08-
dc.date.accessioned2024-11-07T16:03:27Z-
dc.date.available2024-09-22-
dc.date.available2024-11-07T16:03:27Z-
dc.date.issued2024-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8086-
dc.description.resumoA contextualização histórica dos quilombos e da população quilombola remonta ao período da escravidão no Brasil, quando os negros fugitivos buscavam refúgio em comunidades autônomas conhecidas como quilombos. A história dos quilombos e da população quilombola é marcada por resistência, luta e busca por reconhecimento de seus direitos, um contexto fundamental para compreender a importância das políticas de inclusão quilombola nas Universidades Federais. Em especial na região sul do Brasil, segundo especialistas, sempre se reproduziu o discurso de que a região possui nenhuma ou pouca presença negra, o que resulta em falhas na aplicação de políticas públicas, como o ensino obrigatório da história afrobrasileira, e reações quando movimentos negros reivindicam mais espaços. Esta região, que, historicamente apresenta uma menor concentração de comunidades quilombolas em comparação com outras regiões do país, a questão da inclusão dessas populações nas instituições federais de ensino apresenta desafios e oportunidades específicos. O Sul é caracterizado por um perfil socioeconômico e cultural distinto, o que influencia as políticas públicas e a forma como elas são recebidas e aplicadas. A presença reduzida de comunidades quilombolas nesta região não diminui a importância de garantir a inclusão dessas populações nos sistemas educacionais, que são fundamentais para o acesso a oportunidades e o fortalecimento da identidade cultural. Diante do exposto, objetivou-se através desta pesquisa, analisar as políticas públicas de inclusão quilombola nas Universidades Federais na região Sul do Brasil, identificar as ações afirmativas e programas de permanência para quilombolas, e compreender os desafios e perspectivas para a inclusão quilombola no ambiente acadêmico. Após o desenvolvimento deste estudo, é evidente a busca por promover a inclusão de estudantes de diversas origens, etnias e grupos sociais, especialmente aqueles com altos índices de vulnerabilidade, nas Universidades Federais da Região Sul do Brasil. É importante observar que não existe uma uniformidade nas ações entre as instituições, uma vez que nem todas disponibilizam processos seletivos especiais para a comunidade quilombola. Assim, é essencial que novas iniciativas sejam pensadas e implementadas nas Universidades Federais da Região Sul, com o objetivo de garantir a efetivação e conclusão dos cursos de graduação pelos estudantes quilombolaspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-11-06T14:15:53Z No. of bitstreams: 1 BERENCHTEIN.pdf: 179800 bytes, checksum: 12a424a412ea400b7fdb86466401d0d9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-07T16:03:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BERENCHTEIN.pdf: 179800 bytes, checksum: 12a424a412ea400b7fdb86466401d0d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-07T16:03:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BERENCHTEIN.pdf: 179800 bytes, checksum: 12a424a412ea400b7fdb86466401d0d9 (MD5) Previous issue date: 2024-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectafro-brasileirospt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectjustiça socialpt_BR
dc.titlePolíticas públicas de inclusão quilombola em universidades federais na região Sul do Brasilpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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