Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marcon, Fernanda-
dc.creatorDias, Rebecca Ramos-
dc.date2024-
dc.date.accessioned2024-11-21T19:09:37Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-21T19:09:37Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8115-
dc.description.abstractThe Eurovision Song Contest is an annual music competition held in Europe since 1956. The initial project of the event involved the discourse of uniting the European continent through music given the end of World War II. This work sought to understand the meanings triggered by the different musical performances inscribed in the 2022 and 2023 festivals in a competitive context and of historical and continuous construction of the notion of Europeanity. It is understood that the great competitive music festivals mobilize and constitute different identity discourses about the social and geopolitical spaces in which they take place or from which the participants depart. In the case of Eurovision, meanings of "Europeanity" have long been articulated that hierarchize and organize the relations between the countries participating in the competition. In view of the objective outlined, the methodology adopted is that of virtual ethnography, taking into account the importance of the mediation of digital platforms in the last editions of the festival and its influence both on the construction and on the questioning and transformation of the notion of Europeanity. Another front of the proposed methodology, that of bibliographic research, contemplates the discussions on rituals and performances in the anthropological field, the specificities of competitive festivals in identity constructions and the specificity of virtual ethnography in relation to contemporary phenomena that have digital media as their support and fundamental articulator. The field observation carried out virtually revealed contradictions and resistances to the profile of the performances expected by the festival's organization – that of a "voice of Europe" – as well as the influence of contemporary political phenomena present in social networks, such as digital populism, giving complexity to the notion of Europeanity engendered in and by the festival.pt_BR
dc.description.resumoO “Eurovision Song Contest” é uma competição musical anual realizada em contexto europeu desde 1956. O projeto inicial do evento envolveu o discurso de união do continente europeu através da música dado o fim da 2a Guerra Mundial. Este trabalho procurou compreender os significados acionados pelas diferentes performances musicais inscritas nos festivais de 2022 e 2023 em um contexto competitivo e de construção histórica e contínua da noção de europeidade. Entende-se que os grandes festivais musicais competitivos mobilizam e constituem diferentes discursos identitários sobre os espaços sociais e geopolíticos em que se realizam ou de onde partem os participantes. No caso do Eurovision, há muito se articulam significados sobre a “europeidade” que hierarquizam e organizam as relações entre os países que participam da competição. Tendo em vista o objetivo traçado, a metodologia adotada é a da etnografia virtual, levando em conta a importância da mediação das plataformas digitais nas últimas edições do festival e sua influência tanto sobre a construção quanto sobre o questionamento e transformação da noção de europeidade. Outra frente da metodologia proposta, a da pesquisa bibliográfica, contempla as discussões sobre rituais e performances no campo antropológico, a especificidades de festivais competitivos nas construções identitárias e a especificidade da etnografia virtual com relação aos fenômenos contemporâneos que têm os meios digitais como seu suporte e articulador fundamental. A observação de campo realizada virtualmente revelou contradições e resistências ao perfil das performances esperado pela organização do festival – o de uma “voz da Europa” - bem como a influência de fenômenos políticos contemporâneos e presentes nas redes sociais, como o populismo digital, conferindo complexidade à noção de europeidade engendrada no e pelo festival.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-11-21T13:46:20Z No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 595123 bytes, checksum: 1fa03b1b1d6134630a5d08e735a823f9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-21T19:09:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 595123 bytes, checksum: 1fa03b1b1d6134630a5d08e735a823f9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-21T19:09:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIAS.pdf: 595123 bytes, checksum: 1fa03b1b1d6134630a5d08e735a823f9 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEuropapt_BR
dc.subjectFestivaispt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.titlePerformando a europeidade: uma etnografia virtual no Eurovision Song Contestpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIAS.pdf581,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.