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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8242
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Boy, Renato Viana | - |
dc.creator | Pause, Victória Artigas | - |
dc.date | 2024 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T14:06:40Z | - |
dc.date.available | 2024 | - |
dc.date.available | 2025-02-07T14:06:40Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8242 | - |
dc.description.abstract | This research consists of a gender analysis of the female representations deconstructed in the literary work of the Italian/French Christine de Pizan, The City of Ladies (1405). The aim of analyzing these deconstructions was to expand understanding of gender identity, based on Judith Butler's theory, established in this historical context from medieval literature. So this understanding helped us to perceive these possibilities also in the works of the English works Julian of Norwich, Revelations of Divine Love (1390) and Margery Kempe, The Book of the Margery Kempe (1440). This dialogue, which we treat as the points of intersection between the narratives, as we compare the narratives of the English authors, today considered mystics, with Christine's. This dialogue, therefore, enabled us to see a favorable context for the development of these works in this period of transition from the end of the Middle Ages to the Modern period. Weaving from the manifestations of the divine, which we use Chartier's concept to understand as representations, we can elucidate subjective processes of identity constitution based on experiences with the divine, which the characters describe to us throughout their narratives. In this way, when we analyze Christine's Divine Ladies as new proposals for a divine, we can point out how the works of Julian and Kempe also manage to justify thinking of the divine as feminine. We recognize the limits of women's actions in this Christian context and it was precisely this limitation that led to our investigation. In this work, we sought to use a gender analysis to demonstrate these imperative structures that individuals need to perform, established in the processes of gendering individuals. Therefore, the social and cultural boundaries that gender can help are found in understanding how subjects perceive within this dichotomous dynamic of man and woman and how they relate, based on this assumption, to their social reality. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, consiste em uma análise de gênero acerca das representações femininas desconstruídas na obra literária da italiana/francesa Christine de Pizan, A Cidade das Damas (1405). O intuito da análise dessas desconstruções foi ampliar as compreensões de identidade de gênero , baseada na teoria de Judith Butler, estabelecida nesse contexto histórico a partir de uma literatura medieval. De modo que essa compreensão nos auxiliou a perceber essas possibilidades também nas obras das inglesas Julian de Norwich, Revelações do Amor Divino (1390) e Margery Kempe, O Livro de Margery Kempe (1440). Esse diálogo, o qual tratamos como os pontos de intersecção entre as narrativas, pois comparamos as narrativas das autoras inglesas, hoje consideradas místicas, com a de Christine. Esse diálogo, portanto, nos possibilitou enxergar um contexto propício para o desenvolvimento dessas obras neste período de transição do fim do medievo para o moderno. Tecendo a partir das manifestações do divino, as quais usamos o conceito de Chartier para compreendê-las como representações, podemos elucidar processos subjetivos de constituição de identidade baseada nas experiências com o divino, as quais as personagens nos descrevem ao longo de suas narrativas. Desta forma, ao analisarmos as Damas Divinas de Christine como novas propostas de um divino, podemos assinalar como as obras de Julian e Kempe também conseguem justificar pensar o divino como feminino. Reconhecemos os limites de uma atuação de mulheres neste contexto cristão e foi justamente essa limitação que propiciou nossa investigação. Neste trabalho buscou-se partir de uma análise de gênero demonstrar essas estruturas imperativas que os indivíduos precisam desempenhar, estabelecidos nos processos de generificação dos indivíduos Sendo assim, as fronteiras sociais e culturais que o gênero pode auxiliar, se encontram em entender como os sujeitos percebem-se dentro dessa dinâmica dicotômica homem e mulher e como se relacionam a partir desse pressuposto com a sua realidade social. | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Idade Média | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Gêneros (Grupos sociais) | pt_BR |
dc.subject | Intelectualidade | pt_BR |
dc.title | Manifestações do divino em A cidade das damas: as fronteiras do gênero em Christine de Pizan a partir do diálogo com Julian de Norwich e Margery Kempe nos séculos XIV-XV | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em História |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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