Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8247
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Claiton Marcio da | - |
dc.creator | Oberderfer, Ricardo | - |
dc.date | 2024-12-13 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T15:55:48Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-02-07T15:55:48Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8247 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study is to analyze representations of Southern Brazil in the works of the record label Discos Marcus Pereira (1973–1982), focusing on how its producers and artists use music to express the region’s landscapes through the concept of “cultural records.” The research selected albums from the label’s discography that highlight regional artists, rhythms, songs, and instruments, resulting in the analysis of two works: the compilation Música Popular do Sul, composed of four albums, and the album Canto da Gente by the Rio Grande do Sul group Os Tapes, both released in 1975. In addition to the albums, two books written by Marcus Pereira and Aluízio Falcão, the curators of the compilation, will be used as they provide relevant contexts for the analysis. The methodology follows the descriptions proposed by Marcos Napolitano (2002, 2008), considering the poetic and melodic aspects of the works as well as the historical and cultural context of their production. For the representations present in the books, Roger Chartier’s perspective (1990, 1991) will be adopted, defining representations as social and cultural constructions that give meaning to reality. The analysis of the songs will be complemented by an Ecocriticism approach, based on the concepts of Terry Gifford (2009). The compilation Música Popular do Sul is significant for representing a vision of Southern Brazil based on field research conducted by an independent record label, which, according to descriptions in the works themselves, contributed to the creation of a “Brazilian musical map”. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar as representações do Sul do Brasil na obra da gravadora Discos Marcus Pereira (1973-1982), com foco em como seus produtores e artistas utilizam a música para expressar as paisagens da região, por meio do conceito de “discos culturais”. A pesquisa selecionou discos da discografia lançada pelo selo que destacam artistas, ritmos, cantos e instrumentos regionais, resultando na análise de duas obras: a coletânea Música Popular do Sul, composta por quatro discos, e o álbum Canto da Gente, do grupo rio-grandense Os Tapes, ambos lançados em 1975. Além dos discos, serão utilizados dois livros escritos por Marcus Pereira e Aluízio Falcão, idealizadores da coletânea, que oferecem contextos relevantes para a análise. A metodologia segue as descrições propostas por Marcos Napolitano (2002, 2008), considerando aspectos poéticos e melódicos das obras, bem como o contexto histórico e cultural de sua produção. Para as representações presentes nos livros, será adotada a perspectiva de Roger Chartier (1990, 1991), que define as representações como construções sociais e culturais que conferem significado à realidade. A análise das canções será complementada pela abordagem da Ecocrítica, fundamentada nos conceitos de Terry Gifford (2009). A coletânea Música Popular do Sul é relevante por representar uma visão do Sul do Brasil baseada em pesquisas de campo realizadas por uma gravadora independente, que, conforme descrições nas próprias obras, contribuiu para a criação de um “mapa musical brasileiro”. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-01-23T15:59:36Z No. of bitstreams: 1 OBERDERFER.pdf: 1699738 bytes, checksum: 9cca501861ddadd31812975eba3f89a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-07T15:55:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OBERDERFER.pdf: 1699738 bytes, checksum: 9cca501861ddadd31812975eba3f89a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-07T15:55:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OBERDERFER.pdf: 1699738 bytes, checksum: 9cca501861ddadd31812975eba3f89a6 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Região sul | pt_BR |
dc.subject | Discos | pt_BR |
dc.subject | Gravadoras | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.title | As representações do sul do Brasil na obra da gravadora Discos Marcus Pereira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação em História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OBERDERFER.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.