Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatte, Dianerlei Bertamoni-
dc.creatorSinhorin, Márcia Regina Perardt-
dc.creatorJaguczeski, Ronaldo-
dc.creatorLampert, Tânia-
dc.date.accessioned2025-02-12T13:14:14Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2025-02-12T13:14:14Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8269-
dc.description.resumoO relato de experiência desenvolvido nas Escolas Estaduais do Campo Santa Emília e São Roque, no município de Barracão, destaca-se por seu foco em resgatar e explorar o potencial terapêutico das ervas medicinais, enfatizando sua importância tanto na medicina tradicional quanto na alternativa, especialmente no contexto do uso caseiro de chás. O projeto tem como base a pesquisa de campo como um recurso essencial para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre plantas medicinais. Iniciando com diálogos orientados pelos educadores, os alunos realizaram pesquisas junto a familiares e amigos para explorar o conhecimento preexistente sobre plantas medicinais. Os resultados desses diálogos proporcionaram insights valiosos, identificando as plantas mais utilizadas localmente. Cada estudante então prosseguiu com pesquisas adicionais, utilizando recursos como laboratórios de informática e bibliotecas, para investigar o histórico das plantas, seus nomes populares e científicos, seus efeitos terapêuticos e formas de utilização. A escola desempenha um papel significativo no desenvolvimento educacional e cidadão, buscando aprofundar o conhecimento sobre as plantas medicinais e promovendo seu uso consciente e seguro como complemento ao tratamento de diversas enfermidades. Essas plantas são reconhecidas por sua capacidade de aliviar sintomas comuns de forma natural e geralmente segura. Este projeto não apenas enriquece o aprendizado dos alunos sobre as propriedades medicinais das plantas, mas também os capacita a valorizar práticas tradicionais integradas a conhecimentos científicos contemporâneos. Além disso, promove uma maior conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da conexão com a natureza no contexto da saúde humana. Ao incentivar a pesquisa, o diálogo intergeracional e o uso prático das plantas medicinais, este projeto não apenas fortalece o currículo educacional, mas também contribui para o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade escolar e local.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-12-18T17:16:42Z No. of bitstreams: 1 MATTE.pdf: 21929071 bytes, checksum: cc3459ba4a88c58e438ce9f102d1ded0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T13:14:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATTE.pdf: 21929071 bytes, checksum: cc3459ba4a88c58e438ce9f102d1ded0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T13:14:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATTE.pdf: 21929071 bytes, checksum: cc3459ba4a88c58e438ce9f102d1ded0 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sul-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectUsos terapêuticospt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleO poder das plantas: a utilização terapêutica das ervas medicinais na educação das escolas do Campo de Barracãopt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.relation.ispartof3O poder das plantas: a utilização terapêutica das ervas medicinais na educação das escolas do Campo de Barracãopt_BR
Aparece nas coleções:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATTE.pdf21,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.