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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCancelier, Sandra Regina-
dc.date.accessioned2025-02-12T14:15:15Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2025-02-12T14:15:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8280-
dc.description.resumoEste relato aborda a aceitação de frutas e verduras como parte dos lanches escolares, um aspecto crucial para promover hábitos alimentares saudáveis entre crianças e adolescentes. A pesquisa foi motivada pela observação do descarte frequente de frutas e verduras servidas na Escola Estadual do Campo de Barra Bonita, levando à implementação de intervenções para aumentar o consumo desses alimentos entre os estudantes. Os resultados indicaram que estratégias simples, como oferecer uma variedade de opções frescas e esclarecer os benefícios nutricionais das frutas e verduras, foram eficazes. A apresentação atrativa e a disponibilidade regular desses alimentos também influenciaram positivamente a aceitação entre as crianças. Os estudos ressaltam a importância de políticas públicas escolares que incentivem escolhas alimentares saudáveis e criem um ambiente propício à experimentação e consumo de frutas e verduras. Essas práticas não apenas melhoram a nutrição dos alunos, mas também podem ter impactos positivos a longo prazo na saúde e no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, com análise bibliográfica e um estudo empírico de atividades práticas. Monteiro, C. A., et al. (2010), enfatiza a relevância de alimentos in natura, como frutas e verduras, na alimentação escolar, argumentando que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. Ele defende uma dieta baseada em alimentos frescos e minimamente processados, abordando as consequências do consumo de ultraprocessados e analisando como a inclusão de frutas e verduras nas merendas escolares pode ajudar na prevenção da obesidade e doenças crônicas na infância. Lima, A. P. (2015), discute a implementação da educação alimentar nas escolas, destacando sua importância para a formação de hábitos saudáveis nas crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-12-18T17:20:04Z No. of bitstreams: 1 CANCELIER.pdf: 604038 bytes, checksum: 0bbc8d4a86fd9ca2ee58c653e38df632 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T14:15:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CANCELIER.pdf: 604038 bytes, checksum: 0bbc8d4a86fd9ca2ee58c653e38df632 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sul-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectFrutaspt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.titleAceitação de frutas e verduras no lanche dos educandos e educandas da Escola Estadual do Campo de Barra Bonitapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.relation.ispartof3Aceitação de frutas e verduras no lanche dos educandos e educandas da Escola Estadual do Campo de Barra Bonitapt_BR
Aparece nas coleções:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

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