Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Aline Soares-
dc.creatorOliveira, Leila Helena da Silva-
dc.creatorGouveia, Rosângela Vieira Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-02-12T14:24:41Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2025-02-12T14:24:41Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8284-
dc.description.resumoO presente Relato de Experiência versa sobre a importância de ressignificar a tradição de realizar a Festa Junina como elemento significativo de aprendizagens e protagonismo de todos os entes que compõem a escola, sob o viés da identidade campesina. É uma celebração que tem origem europeia e indígena. No Brasil foi adaptada para celebrar, no mês de junho, três santos, Santo Antônio, São João e São Pedro. Em cada região do país ela se apresenta com características próprias. Além de celebrar a colheita e incorporar elementos das festividades pagãs e homenagear os santos católicos, a festividade apresenta um leque de possibilidades que pode envolver vários componentes curriculares. Por isso deve ser contemplada no calendário de eventos da escola a fim de subsidiar o trabalho docente de forma dinâmica e prazerosa, estimulando o envolvimento de todos nas ações implementadas. O desenvolvimento das atividades pertinentes ao evento, ocorreram durante uma semana, agendada e planejada antecipadamente, envolvendo os componentes curriculares de Arte, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Redação e Leitura. Durante quatro dias os professores trabalharam pesquisas sobre a origem, a diversidade conforme as regiões, maquete, poesia, dança da quadrilha, receitas, gastronomia e brincadeiras. A semana escolhida para a efetivação do projeto foi a última do mês de junho e a culminância se deu com a Festa que aconteceu no dia 28 de junho, véspera do dia de São Pedro. Foi uma Festa Junina Compartilhada com a Escola Municipal Geraldo Galdino da Silva Ensino Fundamental I. O propósito do evento foi valorizar a tradição por meio de conteúdos vinculados ao Eixo Temático Cultura e Identidade, favorecendo a articulação de conteúdos, a socialização e interação entre escola/comunidade, o protagonismo estudantil, e também promover a cultura regional e diversão aos alunos, famílias e demais entes da escola. Por tratar-se de um Relato de experiência a metodologia adotada foi a descritiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-12-18T17:21:22Z No. of bitstreams: 1 GOUVEIA.pdf: 433552 bytes, checksum: 9a3a0ac33c0ad0f9d080ee3838831b1f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T14:24:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GOUVEIA.pdf: 433552 bytes, checksum: 9a3a0ac33c0ad0f9d080ee3838831b1f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T14:24:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GOUVEIA.pdf: 433552 bytes, checksum: 9a3a0ac33c0ad0f9d080ee3838831b1f (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sul-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectFestas juninaspt_BR
dc.titleFesta junina na escola: atividade cultural significativa para celebrar, aprender e fortalecer os laços culturais e valorizar a tradição e a identidade da comunidade campesinapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.relation.ispartof3Festa junina na escola: atividade cultural significativa para celebrar, aprender e fortalecer os laços culturais e valorizar a tradição e a identidade da comunidade campesinapt_BR
Aparece nas coleções:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOUVEIA.pdf423,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.