Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee1Ladeira, Francisco Fernandes-
dc.contributor.referee2Desiderio, Raphaela de Toledo-
dc.creatorZancan, Elis Cristina-
dc.date2024-12-05-
dc.date.accessioned2025-02-12T17:34:42Z-
dc.date.available2024-12-05-
dc.date.available2025-02-12T17:34:42Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8296-
dc.description.abstractCurrently, technological resources offer several possibilities that can contribute to the construction of geographic knowledge. The balance between pedagogical practices and digital technologies corroborates the transformation of the teacher-student relationship, accompanied by emancipatory methodologies. Due to the need for discussions on the topic in the initial training of Geography teachers, this research seeks to develop an investigation correlating Geography Teaching, textbooks, and TDIC. As a qualitative research with a documentary research method, its general objective is to analyze how the collection of Geography textbooks for Elementary Education Expedições Geográficas (Adas; Adas, 2022) encourages the use of TDIC in teachers' pedagogical practices. The results reveal that the collection of textbooks presents a significant number of suggestions for the use of TDIC, with a concentration in the volumes for the 7th and 8th grades. The analysis of the way in which TDIC are used reveals that the collection of textbooks indicates more suggestions for using TDIC as support for class development than suggestions for using TDIC as a teaching and pedagogical resource. There is a priority for replacing analog support with digital support, which does not ensure significant use of TDIC, to the detriment of the low stimulus to creativity, critical thinking and autonomy. Based on the results found, we propose a better distribution of suggestions for using TDIC in the textbook, with emphasis on the sections that are most likely to be used by teachers, an increase in suggestions for using TDIC as a teaching and pedagogical resource, for a significant inclusion of TDIC in Geography Teaching, and investments in initial and continuing teacher training, provision of physical equipment and connectivity in classrooms.pt_BR
dc.description.resumoNa atualidade, os recursos tecnológicos oferecem diversas possibilidades que podem contribuir com a construção do conhecimento geográfico. O ponto de equilíbrio entre as práticas pedagógicas e as tecnologias digitais corrobora para a transformação da relação professor e aluno, sendo acompanhada de metodologias emancipatórias. Em razão da necessidade de discussões sobre a temática na formação inicial de professores de Geografia, a presente pesquisa busca desenvolver uma investigação correlacionando Ensino de Geografia, livro didático e TDIC. Enquanto uma pesquisa de abordagem qualitativa com método de pesquisa documental, seu objetivo geral é analisar como a coleção de livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental Expedições Geográficas (Adas; Adas, 2022) estimula o uso das TDIC nas práticas pedagógicas dos professores. Os resultados encontrados revelam que a coleção de livros didáticos apresenta um quantitativo significativo de sugestões de uso das TDIC, com concentração nos volumes do 7º e 8º ano. A análise da forma de emprego das TDIC revela que a coleção de livros didáticos indica mais sugestões de uso das TDIC como suporte para desenvolvimento da aula do que sugestões de uso das TDIC como recurso didático e pedagógico. Há priorização da substituição do suporte analógico pelo suporte digital, que não assegura o uso significativo das TDIC, em detrimento do baixo estímulo à criatividade, criticidade e autonomia. Com base nos resultados encontrados, propomos uma melhor distribuição das sugestões de uso das TDIC no livro didático, com ênfase nas seções com maior probabilidade de aproveitamento pelos professores, ampliação das sugestões de uso das TDIC como recurso didático e pedagógico, para significativa inserção das TDIC no Ensino de Geografia, e investimentos na formação inicial e continuada de professores, fornecimento de equipamentos físicos e conectividade nas salas de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2025-01-08T11:44:19Z No. of bitstreams: 1 ZANCAN.pdf: 2349826 bytes, checksum: 429c812e45b5d7d7965fab8d10e48821 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T17:34:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZANCAN.pdf: 2349826 bytes, checksum: 429c812e45b5d7d7965fab8d10e48821 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T17:34:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZANCAN.pdf: 2349826 bytes, checksum: 429c812e45b5d7d7965fab8d10e48821 (MD5) Previous issue date: 2024-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleO ensino de Geografia e as TDIC: as sugestões de uso presentes nos livros didáticospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZANCAN.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.