Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati | - |
dc.contributor.referee1 | Lyra, Letícia Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.creator | Barrozo, Luana Aparecida | - |
dc.date | 2024-07-01 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T18:06:02Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08 | - |
dc.date.available | 2025-02-12T18:06:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-07 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8304 | - |
dc.description.abstract | The present research focused on answering the following question: How does knowledge from experience reverberate in the pedagogical practice of teachers in Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School? And its general objective was to understand the influence of knowledge from experience in the development of pedagogical practices of teachers working in Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School. The specific objectives were based on identifying times and spaces in which reflection on the pedagogical practice of teachers working in ECE and EYES occurs; to analyze how work with children contributes to the reflection of teachers' pedagogical practice; and to create an e-book containing a guide with suggestions of possibilities for reflection on teaching in Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School. For this, a qualitative and field research was developed. Data were collected via questionnaires with seven teachers who work in Early Childhood Education and the Early Years in a city in the north of Rio Grande do Sul. The responses were analyzed using content analysis (BARDIN, 2016). Therefore, it is concluded that experiential knowledge positively influences the development of pedagogical practices, bringing sensitivity and distinct theoretical-practical understandings about teaching. The pedagogues also emphasize that times and spaces for dialogue and continued training are fundamental in the daily routine of schools, as they help the pedagogue's reflective capacity regarding their own practice, effectively. Finally, working with children enables sensitivity, problematizing the search for new experiences that are significant for the teaching and learning process and for the ongoing training of teachers. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa centrou-se em responder a problemática: Como os saberes da experiência reverberam na prática pedagógica de docentes da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? E teve como objetivo geral compreender a influência dos saberes da experiência no desenvolvimento das práticas pedagógicas de docentes atuantes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram pautados em identificar tempos e espaços em que ocorrem reflexão sobre a prática pedagógica de docentes que atuam na EI e nos AIEF; analisar como o trabalho com as crianças contribui para a reflexão da prática pedagógica dos docentes; e construir um e-book contendo um guia com sugestões de possibilidades para reflexão sobre a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e de campo. Foram coletados dados via questionário com sete professoras que atuam na docência em Educação Infantil e Anos Iniciais em um município do norte do Rio Grande do Sul. As respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Desse modo, conclui-se que os saberes da experiência influenciam positivamente no desenvolvimento das práticas pedagógicas, trazendo sensibilidade e distintas compreensões teórico-práticas sobre a docência. As pedagogas ainda destacam que os tempos e espaços de diálogo e formação continuada são fundamentais no cotidiano das escolas, pois auxiliam na capacidade reflexiva do profissional pedagogo sobre a própria prática, efetivamente. Por fim, o trabalho com crianças possibilita a sensibilidade, problematizando a busca por novas experiências significativas para o processo de ensino e de aprendizagem e para a formação continuada dos professores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2025-02-12T11:26:19Z No. of bitstreams: 1 BARROZO.pdf: 2631432 bytes, checksum: ecd1569eb728417e4167785835bb903c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-02-12T18:06:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BARROZO.pdf: 2631432 bytes, checksum: ecd1569eb728417e4167785835bb903c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-12T18:06:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BARROZO.pdf: 2631432 bytes, checksum: ecd1569eb728417e4167785835bb903c (MD5) Previous issue date: 2024-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência. | pt_BR |
dc.subject | Saberes experenciais. | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores. | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.title | A docência pelo olhar de pedagogas: experiências significativas da caminhada profissional com as crianças | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARROZO.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.