Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Kist, Milton-
dc.creatorDequigiovani, Lara Ketri Pozza-
dc.date2024-12-10-
dc.date.accessioned2025-03-20T19:34:18Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-03-20T19:34:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8412-
dc.description.abstractThe Maker Culture promotes practical learning and knowledge construction through “hands-on” activities. Therefore, this study aims to investigate the integration of Maker Culture into the teaching and learning process of Mathematics in Elementary Education. The research methodology used is qualitative, consisting of a systematic review of dissertations and doctoral theses from the ‘Capes’ database, that apply didactic sequences in mathematics teaching using the Maker Culture. The theoretical framework is based on Seymour Papert's constructionism, and the data analysis will be based on Bardin's Content Analysis, aiming to identify the pillars of Maker Culture, the use of mathematics in the didactic sequences, and the challenges faced by educatorspt_BR
dc.description.resumoA Cultura Maker fomenta a aprendizagem prática e a construção de conhecimento através do fazer, do colocar a . Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar a inserção da Cultura Maker no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática na Educação Básica. A metodologia da pesquisa adotada tem caráter qualitativo, sendo realizada uma Revisão Sistemática em dissertações de mestrado e teses de doutorado na base de dados da Capes, que aplicam sequências didáticas no ensino da matemática utilizando a Cultura Maker. A fundamentação teórica está ancorada pelo construcionismo de Seymour Papert e a análise dos dados será realizada a partir da Análise de Conteúdo de Bardin, buscando-se identificar os pilares da Cultura Maker, o uso da matemática nas sequências didáticas e os desafios enfrentados pelos educadorespt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-03-14T17:43:53Z No. of bitstreams: 1 DEQUIGIOVANI.pdf: 1509796 bytes, checksum: 5de45921ccdfb05fac347ca992feccd2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-03-20T19:34:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DEQUIGIOVANI.pdf: 1509796 bytes, checksum: 5de45921ccdfb05fac347ca992feccd2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-20T19:34:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEQUIGIOVANI.pdf: 1509796 bytes, checksum: 5de45921ccdfb05fac347ca992feccd2 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrucionismo socialpt_BR
dc.subjectEducação escolar básicapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleInserção da cultura maker associada ao componente curricular de matemática na educação básica: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEQUIGIOVANI.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.